Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
1ª marcha não entra as vezes [TAKE UP! 15/16]
21/06/2018, 14:14
Resposta: #1
1ª marcha não entra as vezes [TAKE UP! 15/16]
Pessoal, boa tarde! Desde que decidi comprar um Up! venho acompanhando o fórum, aliás, comprei os pneus Michelin Energy XM2 devido a grande indicação da galera. Enfim, esse é o primeiro tópico, não achei nada parecido com o meu caso, então vou dizer a vocês para que me deem alguma dica do que possa ser.

Comprei um Take Up! 2015/2016 no dia 31/05 de um amigo meu, até aí tudo bem. Na 2ª semana mais ou menos com o carro, estava eu indo trabalhar (meu trajeto até o trabalho é de mais ou menos 3/3,5 km), na metade do caminho parei no farol, e ao tentar engatar a 1ª para sair, a surpresa, ela não entrava de jeito nenhum, tentei umas 3 vezes, na 4ª quando achei que tinha engatado, fui sair e fez um barulho de arranho, a marcha desengatou e o carro morreu, como se eu tivesse engatado até a "metade". Passando alguns dias, o problema nunca mais aconteceu, às vezes, ela deu algumas travadinhas mas entrou normalmente (Vale dizer também que esse problema não aconteceu no restante das marcha 2ª,3ª,4ª e 5ª). Como estou meio ocupado com trabalho, não tive tempo de levar ao mecânico nesse período, passando os dias, ontem (20/05) tive o mesmo problema, na volta do trabalho, fui sair, e a 1ª não entrava, foi entrar na 6ª/7ª tentativa, com todo mundo atrás de mim buzinando rsrsrs. Vou aproveitar que em Julho entro de férias e leve ao mecânico para reparar esse problema, só espero que não custe um preço de um rim.

Enfim, alguém já teve algum caso parecido? Fui dar uma pesquisada, e descobri que pode ser diversas coisas, como a bucha do câmbio, bucha do trambulador, discos de embreagem colado, mola do disco que trava o platô...

Fico no aguardo da ajuda galera. Muito obrigado!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
21/06/2018, 21:50
Resposta: #2
RE: 1ª marcha não entra as vezes [TAKE UP! 15/16]
Dica pra quando acontecer novamente e não passar perrengue (e vergonha), engata uma marcha alta, tipo 5ª ou 4ª e vai reduzindo (sem tirar o pé da embreagem, claro).
A primeira deve entrar fácil.
22/06/2018, 09:51
Resposta: #3
meu palpite:

se as outras marchas entram, não deve ser um problema de disco e nem atuador da embreagem... se bem que não descarto alguma desregulagem no atuador.

Uma outra tentativa quando ocorrer o problema, é manter uma certa pressão na alavanca para engatar, e soltar um pouquinho o pedal da embreagem. Isso fará as engrenagens do câmbio (incluindo sincronizador) se movimentarem um pouquinho, e talvez conseguir o engate... acontecendo o engate, vai ocorrer um leve tranco, ou apenas o carro se movimente se não estiver freado.
23/06/2018, 16:03
Resposta: #4
Comigo já aconteceu poucas vezes. Se na segunda tentativa não engatou, eu solto o pedal da embreagem, piso novamente e aí ele engata.
Já tentou fazer isso?
27/06/2018, 10:51 (Resposta editada pela última vez em: 27/06/2018 10:52 por mattmiguel.)
Resposta: #5
(21/06/2018 21:50)Offline Escreveu:  Dica pra quando acontecer novamente e não passar perrengue (e vergonha), engata uma marcha alta, tipo 5ª ou 4ª e vai reduzindo (sem tirar o pé da embreagem, claro).
A primeira deve entrar fácil.
--
Obrigado pela dica Offline, você já passou por situação parecida? Pois o antigo dono me disse que sofreu apenas uma vez com isso em 3 anos de carro, e em menos de 1 mês, já aconteceu comigo 2 vezes.

(22/06/2018 09:51)Jduarte Escreveu:  meu palpite:

se as outras marchas entram, não deve ser um problema de disco e nem atuador da embreagem... se bem que não descarto alguma desregulagem no atuador.

Uma outra tentativa quando ocorrer o problema, é manter uma certa pressão na alavanca para engatar, e soltar um pouquinho o pedal da embreagem. Isso fará as engrenagens do câmbio (incluindo sincronizador) se movimentarem um pouquinho, e talvez conseguir o engate... acontecendo o engate, vai ocorrer um leve tranco, ou apenas o carro se movimente se não estiver freado.
--
Na próxima semana vou levar o carro ao mecânico e dar esses palpites, pois se não, eles podem inventar mil e um problemas, que as vezes não tem nada a ver.

(23/06/2018 16:03)Massa Escreveu:  Comigo já aconteceu poucas vezes. Se na segunda tentativa não engatou, eu solto o pedal da embreagem, piso novamente e aí ele engata.
Já tentou fazer isso?
--
Não tentei fazer isso por conta que na hora bateu um certo desespero da marcha não entrar mais. Vou experimentar a dica de vocês caso aconteça de novo, até levar ao mecânico. Seria esse um problema pontual, ou acontece em bastante Up's?
27/06/2018, 12:44
Resposta: #6
Cara aqui em casa temos dois UPs um MPI e outro TSI e os dois de vez em quando na hora de engatar a primeira da uma encavalada porém só empurrar um pouco mais forte e engata normal, agora de travar e não querer engatar de jeito nenhum nunca aconteceu.
27/06/2018, 13:40
Resposta: #7
Nunca tive o problema em carro porém já tive o problema em moto que é relativamente comum com o motor frio (afundado no meio fio sem conseguir movimentar), tentar engrenar e soltar um pouco a embreagem costuma resolver o sincronismo porém isso não é solução e sim uma forma de contornar o problema.
Pode ser algum problema no sincronismo da 1a marcha, tem diversas peças que podem causar isso, já adianto que câmbio é sempre um problema chato e caro pois precisa tirar o câmbio e desmontar (não é um serviço rápido nem barato devido ao tempo de serviço), por outro lado um bom mecanico deve identificar o problema de letra, câmbio é meio que “tudo igual”.
27/06/2018, 21:06
Resposta: #8
(27/06/2018 10:51)mattmiguel Escreveu:  --
Obrigado pela dica Offline, você já passou por situação parecida? Pois o antigo dono me disse que sofreu apenas uma vez com isso em 3 anos de carro, e em menos de 1 mês, já aconteceu comigo 2 vezes.

Só em carros antigos, então acostumei a sempre reduzir. Mesmo que tenha parado em 5ª marcha por algum motivo, vou reduzindo até chegar na primeira.
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
Vídeo Luz TC 2ª marcha 3ª marcha Eloi Pedro 1 4.831 01/03/2023 18:02
Última Resposta: Willian Viana Santana
Negativo Marcha escapando e voltando sozinha no Move TSI. cesar.martin 5 12.438 14/01/2022 15:22
Última Resposta: eduardo.jalaim
  Sumiu o Indicador de Troca de Marcha cia.sakae 6 20.547 11/02/2021 21:11
Última Resposta: Luana matos
  Barulho Troca Marcha UP Imotion Ronaldo Cezar 2 5.414 08/09/2020 13:12
Última Resposta: Ronaldo Cezar
  Câmbio apitando na passagem de marcha Diego Flores 4 6.609 18/06/2020 10:07
Última Resposta: eduardo.jalaim
  Carro trepida primeira marcha jgusson 0 3.274 07/06/2020 12:00
Última Resposta: jgusson
  Problema Indicador de Marcha e Resposta do Motor Nampn 8 19.242 24/03/2020 12:30
Última Resposta: Crizano
  Giro subindo trocar de marcha Rodrigo Menezes 5 8.231 05/01/2019 16:59
Última Resposta: Rodrigo Menezes
  Vibração painel/motor início de marcha, carro engatado luciusfox 3 6.946 20/11/2018 08:03
Última Resposta: luciusfox
  Carro aumentando a rotação na troca de marcha italopvh 1 5.919 08/06/2018 23:17
Última Resposta: Vini tsi

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes