|
1ª marcha não entra as vezes [TAKE UP! 15/16]
|
|
21/06/2018, 14:14
|
|||
|
|||
|
1ª marcha não entra as vezes [TAKE UP! 15/16]
Pessoal, boa tarde! Desde que decidi comprar um Up! venho acompanhando o fórum, aliás, comprei os pneus Michelin Energy XM2 devido a grande indicação da galera. Enfim, esse é o primeiro tópico, não achei nada parecido com o meu caso, então vou dizer a vocês para que me deem alguma dica do que possa ser.
Comprei um Take Up! 2015/2016 no dia 31/05 de um amigo meu, até aí tudo bem. Na 2ª semana mais ou menos com o carro, estava eu indo trabalhar (meu trajeto até o trabalho é de mais ou menos 3/3,5 km), na metade do caminho parei no farol, e ao tentar engatar a 1ª para sair, a surpresa, ela não entrava de jeito nenhum, tentei umas 3 vezes, na 4ª quando achei que tinha engatado, fui sair e fez um barulho de arranho, a marcha desengatou e o carro morreu, como se eu tivesse engatado até a "metade". Passando alguns dias, o problema nunca mais aconteceu, às vezes, ela deu algumas travadinhas mas entrou normalmente (Vale dizer também que esse problema não aconteceu no restante das marcha 2ª,3ª,4ª e 5ª). Como estou meio ocupado com trabalho, não tive tempo de levar ao mecânico nesse período, passando os dias, ontem (20/05) tive o mesmo problema, na volta do trabalho, fui sair, e a 1ª não entrava, foi entrar na 6ª/7ª tentativa, com todo mundo atrás de mim buzinando rsrsrs. Vou aproveitar que em Julho entro de férias e leve ao mecânico para reparar esse problema, só espero que não custe um preço de um rim. Enfim, alguém já teve algum caso parecido? Fui dar uma pesquisada, e descobri que pode ser diversas coisas, como a bucha do câmbio, bucha do trambulador, discos de embreagem colado, mola do disco que trava o platô... Fico no aguardo da ajuda galera. Muito obrigado! |
|||
|
21/06/2018, 21:50
|
|||
|
|||
|
RE: 1ª marcha não entra as vezes [TAKE UP! 15/16]
Dica pra quando acontecer novamente e não passar perrengue (e vergonha), engata uma marcha alta, tipo 5ª ou 4ª e vai reduzindo (sem tirar o pé da embreagem, claro).
A primeira deve entrar fácil. |
|||
|
22/06/2018, 09:51
|
|||
|
|||
|
meu palpite:
se as outras marchas entram, não deve ser um problema de disco e nem atuador da embreagem... se bem que não descarto alguma desregulagem no atuador. Uma outra tentativa quando ocorrer o problema, é manter uma certa pressão na alavanca para engatar, e soltar um pouquinho o pedal da embreagem. Isso fará as engrenagens do câmbio (incluindo sincronizador) se movimentarem um pouquinho, e talvez conseguir o engate... acontecendo o engate, vai ocorrer um leve tranco, ou apenas o carro se movimente se não estiver freado. |
|||
|
23/06/2018, 16:03
|
|||
|
|||
|
Comigo já aconteceu poucas vezes. Se na segunda tentativa não engatou, eu solto o pedal da embreagem, piso novamente e aí ele engata.
Já tentou fazer isso? |
|||
|
27/06/2018, 10:51
(Resposta editada pela última vez em: 27/06/2018 10:52 por mattmiguel.)
|
|||
|
|||
(21/06/2018 21:50)Offline Escreveu: Dica pra quando acontecer novamente e não passar perrengue (e vergonha), engata uma marcha alta, tipo 5ª ou 4ª e vai reduzindo (sem tirar o pé da embreagem, claro).-- Obrigado pela dica Offline, você já passou por situação parecida? Pois o antigo dono me disse que sofreu apenas uma vez com isso em 3 anos de carro, e em menos de 1 mês, já aconteceu comigo 2 vezes. (22/06/2018 09:51)Jduarte Escreveu: meu palpite:-- Na próxima semana vou levar o carro ao mecânico e dar esses palpites, pois se não, eles podem inventar mil e um problemas, que as vezes não tem nada a ver. (23/06/2018 16:03)Massa Escreveu: Comigo já aconteceu poucas vezes. Se na segunda tentativa não engatou, eu solto o pedal da embreagem, piso novamente e aí ele engata.-- Não tentei fazer isso por conta que na hora bateu um certo desespero da marcha não entrar mais. Vou experimentar a dica de vocês caso aconteça de novo, até levar ao mecânico. Seria esse um problema pontual, ou acontece em bastante Up's? |
|||
|
27/06/2018, 12:44
|
|||
|
|||
|
Cara aqui em casa temos dois UPs um MPI e outro TSI e os dois de vez em quando na hora de engatar a primeira da uma encavalada porém só empurrar um pouco mais forte e engata normal, agora de travar e não querer engatar de jeito nenhum nunca aconteceu.
|
|||
|
27/06/2018, 13:40
|
|||
|
|||
|
Nunca tive o problema em carro porém já tive o problema em moto que é relativamente comum com o motor frio (afundado no meio fio sem conseguir movimentar), tentar engrenar e soltar um pouco a embreagem costuma resolver o sincronismo porém isso não é solução e sim uma forma de contornar o problema.
Pode ser algum problema no sincronismo da 1a marcha, tem diversas peças que podem causar isso, já adianto que câmbio é sempre um problema chato e caro pois precisa tirar o câmbio e desmontar (não é um serviço rápido nem barato devido ao tempo de serviço), por outro lado um bom mecanico deve identificar o problema de letra, câmbio é meio que “tudo igual”. |
|||
|
27/06/2018, 21:06
|
|||
|
|||
(27/06/2018 10:51)mattmiguel Escreveu: -- Só em carros antigos, então acostumei a sempre reduzir. Mesmo que tenha parado em 5ª marcha por algum motivo, vou reduzindo até chegar na primeira. |
|||
|
« Anteriores | Seguintes »
|
Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Pesquisar
Lista de Membros
Calendário
Ajuda

-