Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Troca de marchas no up tsi
01/01/2016, 12:31
Resposta: #1
Troca de marchas no up tsi
Olá, pessoal! Recebi meu move up tsi essa semana e ainda estou aprendendo a lidar com o carro (sou recém-habilitado). Desculpem a ignorância, mas estou com dúvidas sobre o momento da troca de marchas. Nos carros "comuns", normalmente a primeira marcha funciona basicamente pra saída do carro, devendo ser passada a 2ª marcha logo em seguida. No up tsi creio que isso seja diferente devido ao grande torque do motor. Como sou recém-habilitado e um tanto quanto inexperiente e leigo, não ando correndo com o carro (vou no máximo até 50 km/h Lingua) e o computador de bordo demora a indicar a troca de marcha para a segunda ou terceira. Tem problema de ficar guiando muito tempo na primeira ou segunda marcha, já que o carro não pede a troca? Esse é o modo mais correto e econômico de guiar? Obrigado!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
01/01/2016, 12:53 (Resposta editada pela última vez em: 01/01/2016 13:07 por Carlos Ipatinga.)
Resposta: #2
RE: Troca de marchas no up tsi
Para maior economia basta seguir as trocas de marcha do painel. Basicamente as trocas devem seguir conforme abaixo: (As velocidades para trocar a 2.000 rpm)

1ª-2ª: 16 km/h
2ª-3ª: 29 km/h
3ª-4ª: 48 km/h
4ª-5ª: 66 km/h

O up tsi teve a transmissão alongada em 26% relativamente ao up mpi, ou seja, a qualquer carro "normal" aspirado. Por isso você está sentindo essa diferença, como todos nós também sentimos essa diferença. É questão de costume, depois que você pega o jeito, você até esqueci disso. Espero ter ajudado e qualquer dúvida pode perguntar.
01/01/2016, 13:28
Resposta: #3
Obrigado, Carlos! Espero me acostumar logo. Abraço.
01/01/2016, 17:27
Resposta: #4
Na saveiro tinha o costuma de trocar de marcha cedo pois ela também era torcuda, no Up! é ainda mais mas achei as indicações de marcha para subir marcha bem coerentes, maioria das vezes troco antes porém por costume, se tiver dúvidas siga a indicação da marcha que fará bom negócio, a questão de troca de marcha não é só trocar cedo e sim na hora certa pois o consumo também depende da carga no acelerador, você andar na casquinha em uma marcha ou subir a marcha e ter que afundar o pé para andar não resolve, mais que trocar de marcha cedo é ver se não está com a marcha errada pois ele é muito silencioso e não vibra e você distraído pode andar em marcha errada, não faz mal mas gasta combustível, outro dia rodei 1km na estrada em 3ª, estava ouvindo uma musiquinha distraído, olhei o rpm tava 4000rpm, estranhei, fui ver estava em 3ª, kkk e a indicação de marcha para obviamente 5ª marcha.
03/01/2016, 00:59
Resposta: #5
Pode seguir a dica do computador de bordo sem medo. A troca demora mais não por causa do torque, mas porque o câmbio é longo mesmo. Quando estou andando de boa eu troco de marcha a 2000RPM e o motor não perde o fôlego a não ser que vc esteja em uma subida íngreme, aí é bom esticar um pouco mais, mas pode ainda assim trocar antes das 3000RPM.

Abs
06/01/2016, 16:14
Resposta: #6
Up tsi foi meu primeiro carro tbm. Na primeira semana você estranha mas depois se acostuma.
11/01/2016, 01:10
Resposta: #7
Valeu pelas dicas, pessoal. Já estou me acostumando! Alegre
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Troca Airbag VW UP - Sinistro Gabriel 0 2.938 23/10/2019 18:18
Última Resposta: Gabriel
  Membros-Goiânia-Troca das Correias Dentadas do UP!-Indicação de Oficina anapaulasantosasm 2 6.145 22/01/2018 11:27
Última Resposta: anapaulasantosasm
  Troca de rodas de 14 para 15 - consumo/desempenho Maurício 2 6.838 24/08/2017 15:35
Última Resposta: Maurício
  Troca do fluido de freio - 2 anos Carlos Ipatinga 18 31.274 12/08/2017 23:21
Última Resposta: Carlos Ipatinga
  Troca de pastilhas de freio Hyperlink 3 7.600 27/10/2016 23:34
Última Resposta: Hyperlink
  Troca de modelo já pago na CSS zehdirceu 4 9.182 01/02/2016 17:29
Última Resposta: Carlos Ipatinga
  Realmente fiz uma boa troca comprando um VW UP? Bruno Antunes 29 39.747 01/02/2016 14:52
Última Resposta: Otavio Marcondes
Sorriso Troca por UP Tsi Andrewgss 2 6.669 03/10/2015 11:29
Última Resposta: Andrewgss

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes