Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Verdadeiro prazo de validade do óleo?
24/11/2015, 20:55
Resposta: #1
Verdadeiro prazo de validade do óleo?
Uma coisa que não entendo...O óleo do motor tem que ser trocado de 6/6 meses, pois sofre deterioração. Mas verifiquei que meu carro (zero) foi fabricado (pelo menos) quatro meses antes de me ser entregue.
Se eu fizer troca anotada no manual da garantia (depois de 6 meses da ENTREGA), na verdade, efetivamente, estarei trocando o óleo que já está no meu carro a 10 meses...
Já perguntei isso a consultores da Concessionária VW. Na resposta eles parecem um robô falando:
- "Bip"- as trocas devem seguir o manual- "Bip!"
(O "Bip!" é uma hipérbole, me desculpem por isso....)

E então? Qual seria o pensamento certo?
Obrigado.

Hugo- RJ
VW Up! Move/TSI 2015
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
24/11/2015, 21:17
Resposta: #2
RE: Verdadeiro prazo de validade do óleo?
Tem marcas que a revisão onde é feita a troca de óleo...é a cada 10.000 km ou um ano.... No caso da VW 10mil ou 6 meses....além do que você já levantou...se vencer com 6 meses independente da km rodada... E esses carros que troca a cada 1 ano?? É mto confuso... As x me cheira pura maneira de levantar dinheiro.... Agora 6 meses é o córreto ou 1 ano ta certo? E quem exige 6 meses quer dinheiro? Situação complicada...
24/11/2015, 21:37 (Resposta editada pela última vez em: 24/11/2015 22:05 por Leovza.)
Resposta: #3
Óleo se troca por prazo ou km rodado.
muitos carros importados pedem uma primeira revisão em um período menor que uma revisão normal justamente porque contam que da produção a venda meses vão se passar.
alguns falam em revisão e um intervalo de troca de óleo/filtro no meio.
Lembro que a FIAT quando dava 1 ano de garantia pedia 1 ano ou 15.000km hoje dando 3 anos pede 1 ano ou 10.000km, porque sabem o que é o certo a fazer.
Essa história de revisão a cada 6 meses tem muito a ver com o intervalo entre revisões de fato, qualquer problema que apareça ele é mais rapidamente identificado e o carro andando sempre de óleo novo sempre é benéfico, existe até testes que mostram que em testes de arrancada o carro com óleo novo é mais rápido que um com óleo mais velho, porém a troca de 1 ano ou 10.000km para 6 meses surgiu na VW com aqueles problemas nos motores EA dos gols, assim pegavam os problemas logo no início e já resolviam com menor prejuízo, pois tirando aqueles que levam o carro ao Mecanico na menor anormalidade, a maioria só sabe colocar gasolina e andar, se o carro tiver algum problema so vai reclamar na próxima revisão, e também com isso fizeram a alegria das concessionárias, trouxeram os clientes para serem extorquidos com o dobro da frequência.

Morei nos EUA, tinha carro na garantia e tinha o intervalo de revisão recomendado pela fabricante (Kia) porém me era muito recomendado pelos consultores que fizesse uma troca de óleo entre revisões e que poderia fazer fora da concessionária e que se o carro viesse a dar um problema no futuro aquelas trocas provariam que eu era cuidadoso pois ficava no histórico do carro que o carro passou pela troca de óleo.
No Brasil quando começou os carros importados a popularizarem era comum o pessoal usar óleo sintético (que era o recomendado desses carros) porém esse óleo podia rodar o dobro de km do óleo mineral comum até então. Porém devido à nossa gasolina vagabunda da época, era muito comum a borra; o óleo virava uma graxa. Mesmo o óleo sendo tecnicamente capaz de rodar muitos km nesses km ele recebia muitas impurezas da queima do combustível e perdia suas propriedades, resultado, reduziram o intervalo de troca.

Se não me engano a média nacional são 15.000km por ano, eu rodo 20.000km, ate mais, assim para mim 6 meses ou 1 ano não muda nada já para outro carro que tenho em casa já pesa pois faço sempre por tempo, roda uns 15.000km ano, no final das contas não dá tanta diferença porém se roda pouco, 10.000km ano aí já vira o dobro do custo, revisão a cada 1 ano ou 10.000km me fazia muito mais feliz.

Resumindo a troca a cada 6 meses é uma boa prática, a troca "ideal" para nosso bolso e que não gera nenhuma negligência é a cada 10.000km como muitas fabricantes recomendam porém um carro teoricamente mais bem cuidado tem um futuro mais promissor e que a longo prazo só ajuda a valorizar o modelo, ou seja, a cada 6 meses só faz mal ao nosso bolso, de resto só vantagem.

Fato é que somos muito acomodados, não tenho duvidadas que a esmagadora maioria dos donos de carros jamais abriram seu capô para ver um nível de óleo, ver qualquer coisa, o capô só é aberto na revisão e por isso esses prazos curtos acabam fazendo sentido apesar de pesar no bolso, os bons pagam pelos ruins.

No tempo que trabalhei em uma concessionária Vw, várias vezes vi gente levando o carro na oficina porque a luz do óleo estava acesa no painel, achavam que era algum problema do motor, era nível baixo demais do óleo que chegava a interferir na pressão, sem dúvida nunca verificaram nada porém com luz acendendo, aviso no computador, alarme tocando, só assim para chamar atenção e claro que rodavam vários dias até ir na concessioanaria, carro só não quebra porque tem uma boa margem de resistência, tenho um amigo que só descobriu que o carro estava sem óleo porque o motor começou a fazer um barulho estranho, agora vai você ficar sem óleo, perde o motor antes de qualquer sinal, dá até raiva.rsrs
24/11/2015, 22:56
Resposta: #4
(24/11/2015 21:37)Leovza Escreveu:  Óleo se troca por prazo ou km rodado.
muitos carros importados pedem uma primeira revisão em um período menor que uma revisão normal justamente porque contam que da produção a venda meses vão se passar.
alguns falam em revisão e um intervalo de troca de óleo/filtro no meio.
Lembro que a FIAT quando dava 1 ano de garantia pedia 1 ano ou 15.000km hoje dando 3 anos pede 1 ano ou 10.000km, porque sabem o que é o certo a fazer.
Essa história de revisão a cada 6 meses tem muito a ver com o intervalo entre revisões de fato, qualquer problema que apareça ele é mais rapidamente identificado e o carro andando sempre de óleo novo sempre é benéfico, existe até testes que mostram que em testes de arrancada o carro com óleo novo é mais rápido que um com óleo mais velho, porém a troca de 1 ano ou 10.000km para 6 meses surgiu na VW com aqueles problemas nos motores EA dos gols, assim pegavam os problemas logo no início e já resolviam com menor prejuízo, pois tirando aqueles que levam o carro ao Mecanico na menor anormalidade, a maioria só sabe colocar gasolina e andar, se o carro tiver algum problema so vai reclamar na próxima revisão, e também com isso fizeram a alegria das concessionárias, trouxeram os clientes para serem extorquidos com o dobro da frequência.

Morei nos EUA, tinha carro na garantia e tinha o intervalo de revisão recomendado pela fabricante (Kia) porém me era muito recomendado pelos consultores que fizesse uma troca de óleo entre revisões e que poderia fazer fora da concessionária e que se o carro viesse a dar um problema no futuro aquelas trocas provariam que eu era cuidadoso pois ficava no histórico do carro que o carro passou pela troca de óleo.
No Brasil quando começou os carros importados a popularizarem era comum o pessoal usar óleo sintético (que era o recomendado desses carros) porém esse óleo podia rodar o dobro de km do óleo mineral comum até então. Porém devido à nossa gasolina vagabunda da época, era muito comum a borra; o óleo virava uma graxa. Mesmo o óleo sendo tecnicamente capaz de rodar muitos km nesses km ele recebia muitas impurezas da queima do combustível e perdia suas propriedades, resultado, reduziram o intervalo de troca.

Se não me engano a média nacional são 15.000km por ano, eu rodo 20.000km, ate mais, assim para mim 6 meses ou 1 ano não muda nada já para outro carro que tenho em casa já pesa pois faço sempre por tempo, roda uns 15.000km ano, no final das contas não dá tanta diferença porém se roda pouco, 10.000km ano aí já vira o dobro do custo, revisão a cada 1 ano ou 10.000km me fazia muito mais feliz.

Resumindo a troca a cada 6 meses é uma boa prática, a troca "ideal" para nosso bolso e que não gera nenhuma negligência é a cada 10.000km como muitas fabricantes recomendam porém um carro teoricamente mais bem cuidado tem um futuro mais promissor e que a longo prazo só ajuda a valorizar o modelo, ou seja, a cada 6 meses só faz mal ao nosso bolso, de resto só vantagem.

Fato é que somos muito acomodados, não tenho duvidadas que a esmagadora maioria dos donos de carros jamais abriram seu capô para ver um nível de óleo, ver qualquer coisa, o capô só é aberto na revisão e por isso esses prazos curtos acabam fazendo sentido apesar de pesar no bolso, os bons pagam pelos ruins.

No tempo que trabalhei em uma concessionária Vw, várias vezes vi gente levando o carro na oficina porque a luz do óleo estava acesa no painel, achavam que era algum problema do motor, era nível baixo demais do óleo que chegava a interferir na pressão, sem dúvida nunca verificaram nada porém com luz acendendo, aviso no computador, alarme tocando, só assim para chamar atenção e claro que rodavam vários dias até ir na concessioanaria, carro só não quebra porque tem uma boa margem de resistência, tenho um amigo que só descobriu que o carro estava sem óleo porque o motor começou a fazer um barulho estranho, agora vai você ficar sem óleo, perde o motor antes de qualquer sinal, dá até raiva.rsrs

Perfeito, já pode fechar o tópico. Kkk
25/11/2015, 07:07
Resposta: #5
Leovza, muito obrigado pela resposta bastante completa. Noto que o sr. é um "expert".
Por que seria tão difícil o consultor da VW simplesmente me explicar isso, ao invés de ficar repetindo roboticamente uma frase feita? Na verdade é uma pergunta retórica, pois já sabemos.....
Por mim pode fechar o tópico.
Muito obrigado.
25/11/2015, 08:21
Resposta: #6
Quem se lembrar ai do tópico barulho metálico embaixo do carro, na véspera em que estive com o engenheiro da VW, perguntei também sobre isso, o óleo 10.000km ou 6 meses, e se eu antecipar ?
Resposta imediata:
Perde a garantia do veiculo.
Se eu vou viajar meu óleo ta com 7.000 e eu quero trocar antes:
Perde a garantia do veiculo.
Eu também achei muito estranho e longo os períodos de troca, tenho acompanhado meu oleo, com 3.000km ele ainda ta cor de "mel" com alguns resíduos pretos, e o motor também funciona algumas horas na fábrica então o primeiro óleo com certeza vai vencer antes da troca recomendada.
25/11/2015, 09:56
Resposta: #7
Ronaldo, pra não perder a garantia acho que você pode trocar o óleo numa concessionária, não? Ou talvez antecipar uma revisão, se isso foir possível.

Tenho o costume de trocar óleo sempre a cada 5 mil km rodados, e por causa da garantia já fico impedido de fazer isto, aparentemente =/

Move UP TSi 15/16 Demais
Coloque sua localidade! Veja como aqui
VW Up! Clube do Brasil está no site oficial da VW
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
25/11/2015, 11:30
Resposta: #8
Troca de oleo fora da css nao perde garantia, desde que siga a recomendação do oleo especificado e troque o filtro.
26/11/2015, 06:31
Resposta: #9
(25/11/2015 09:56)edsonmassao Escreveu:  Ronaldo, pra não perder a garantia acho que você pode trocar o óleo numa concessionária, não? Ou talvez antecipar uma revisão, se isso foir possível.

Tenho o costume de trocar óleo sempre a cada 5 mil km rodados, e por causa da garantia já fico impedido de fazer isto, aparentemente =/
Eu tbm troco com 5 mil mas a VW não aceita se trocar com menos de 5 meses ou menos de 9 mil perde a garantia. vou trocar com 5 e deixar o adesivo da CC recomendando a troca com 10 rs.
26/11/2015, 08:47
Resposta: #10
Vou aproveitar esse tópico visto que é relativo ao óleo também.

Vou viajar durante 27 dias. É recomendável pediria pra alguem ligar o carro nesse período para circular óleo e dar carga bateria ou num carro zero isso não é necessário?

Grato
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  pressao saindo pela vareta do oleo wando campos barreto 0 1.478 09/01/2024 14:35
Última Resposta: wando campos barreto
  Óleo de câmbio Mizaellh 3 7.366 11/11/2023 11:42
Última Resposta: ricardojvieira84@gmail.com
  Troca de Óleo Cambio Manual Haroncosta 8 19.164 11/11/2023 10:02
Idéia Óleo de câmbio manual Bryanne 3 9.360 11/11/2023 10:00
  ADITIVOS PARA LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO E ÓLEO DO MOTOR. Rafael Teixeira 4 7.544 10/08/2021 11:19
Última Resposta: Marinho86
  Vazamento óleo motor barros.wilton@gmail.com 2 6.378 09/08/2021 22:26
Última Resposta: Escobar
  Nível do óleo e outros! FiveStar 54 106.971 09/08/2021 22:14
Última Resposta: Escobar
  coifa vazando oleo jgusson 11 21.916 02/10/2020 22:33
Última Resposta: pasemes
  Óleo Repsol fbottecchia 0 3.482 25/08/2020 12:14
Última Resposta: fbottecchia
  Especificação Óleo Motor MPI CMP1969 27 48.904 30/06/2020 10:05
Última Resposta: eduardo.jalaim

Ir ao Fórum: