|
Câmbio i Motion
|
|
02/09/2014, 22:20
|
|||
|
|||
|
RE: Câmbio i Motion
Caros amigos , venho aqui retomar uma questão antiga sobre cambios automaticos (e eu pensando que só o automatizado não ia sofrer do mesmo questionamento),
a muito tempo visito paginas procurando informação tecnica sobre o desacoplamento do motor durante paradas longas , muitos dizem que não há diferença alguma no consumo e que estraga a transmissão. Pois bem,resolvi testar na prática se havia diferença no consumo e no trajeto que "faço"(fazia com o focus 2.0at 4marchas) os dados que coletei foram os seguintes 11.5 km/l apenas do trajeto ida-volta com cambio no D em "tempo integral" mas aqui vem a parte interessante 15,2 km/l com alterações do tipo: neutra enquanto em semaforos e nos semaforos com temporizador, desligando o carro(imitando start-stop) E o que isso tem a ver com o Vw up!? não vou mentir que sou um daqueles caras aficcionados pela ideologia hipermiling(modo de direção super eficiente,vulgo dirigir igual velhinha) e sim compraria sem pensar duas vezes um prius. Desde que começei minha pesquisa sobre qual iria ser meu primeiro carro(tenho 19 anos) já tinha em mente as caracteristicas: deveria não ter pedal de embreagem,deveria ser seguro, deveria existir acoplamento total entre motor e roda durante a faixa entre 40-60 km/h.Já de cara me dei conta que o civic at , qualquer dualogic ou imotion iria cumprir os pré requisitos. Como nada é perfeito, procurei ao maximo os detalhes dos problemas que o carro(o sistema i-motion) já apresentou com outras pessoas e o principal deles é o vazamento de oleo do atuador do cambio, mas uma das informações mais intrigantes que vi,foi extraida de um comentario no youtube sobre defeito no cilindro atuador do cambio i-motion. "Ao parar por um tempo em um semáforo use o freio de pé ate que o carro esteja parado totalmente, coloque o cambio na posição "N" e puxe o freio de mão e tire o pé do freio. Com isso o cilindro é despressurizado aliviado o seu desgaste. É praticamente a mesma coisa o que agente faz com um carro manual, quando ficamos parado muito tempo colocamos no ponto morto e puxamos o freio de mão." já na pagina 126 do manual diz "Em paradas temporarias não é necessario botar a alavanca seletora na posição N" das duas formas o motor vai estar desacoplado totalmente das rodas(então a questão aqui não é consumo e sim o prolongamento da vida util do tal cilindro atuador), mas é uma duvida pertinente minha e a afirmação do comentario do youtube faz pleno sentido, creio que todos nós prezamos pela conservação de nossos carros Botar no N ou não,eis a questão. |
|||
|
« Anteriores | Seguintes »
|
Usuários visualizando este tópico: 2 Visitantes

Pesquisar
Lista de Membros
Calendário
Ajuda

- Salvador-BA