Eu comprei o meu I-motion por nao ter muita paciencia no transito, geralmente volto stressado e não tô afim de ficar trocando marchas, pra vc ter uma ideia eu deixei de pegar um new fiesta 1.5 e um ka sel pra pegar o up imotion
Considere os seguintes pontos antes de comprar um:
- Direção eletrica, Embreagem eletrica, Selecionador de marchas eletrico, Acelerador eletrico
(isso mesmo que vc está pensando, se o carro "quiser" tirar teu comando sobre a aceleração dele ele vai tirar, nem todos gostam que isso aconteça mas VAi acontecer)
- O cambio não sabe o que ele vai enfrentar, ele não sabe se a ladeira vai ficar pior, no minimo sinal de ladeira ele vai reduzir
(você tá pronto pra ver teu carro jogar a primeira a 30 km/h em uma ladeira que poderia subir de terceira tranquilamente?)
- Ele é meio burro, as vezes passa de marcha no meio de uma ladeira acentuada,não sustenta e volta a primeira marcha
detalhe, cada troca dessas é 1 segundo sem contato motor/roda, sim ele vai descer quando isso acontecer, a reaçao normal e desesperada de qualquer motorista é apertar o acelerador todo quando isso aconteçe, aperte o acelerador todo e ele vai cantar pneu, esteja preparado pra acionar o freio nessa situação
- ele vai arranhar a ré algum dia, vai fazer um barulhão e vc não vai poder fazer nada, afinal é tudo eletronico, esteja preparado pra isso
- Parou no meio da subida, se tirar o pé do freio pra acelerar ele vai descer, simples, aperte o freio de serviço com o pé esquerdo e acelere com o pé direito.
agora um pouco de vantagens
- É um cambio Zf com atuadores eletricos, ele não vai quebrar tão cedo, talvez nem dê manutenção nos atuadores, no maximo uma lubrificação, no resto somente a manutenção normal de um cambio manual
- Ele é lento pra passar de marcha mas volta de marchas num piscar de olhos, viajar num i-motion é sensacional, principalmente nas ultrapassagens
- As relações de marcha são curtas, ele sempre tá pronto pra retomar, só garanta que ele não vá trocar de marchas no meio de uma retomada
- talvez, e digo isso sem ter certeza, o up-imotion seja mais facil de vender do que o Mpi manual, mas não posso me aprofundar pq nao tentei vender o meu nem vou vender tão cedo
- Esse consumo que aparece aqui embaixo é o consumo por toda vida util do carro enquanto eu dirijo ele, sendo que eu uso mais na cidade mas nunca deixo de viajar nele, a media com etanol tem sido 11.2 e com gasolina 14.5 na cidade, sem ar é claro
- Ele tem cambio curto, a 120 ele tá lá pelos 4200 Rpm, vc vai viajar com o som baixo conversando tranquilarmente e não vai ouvir nadinha do motor, o silencio a bordo pode ser comparado com carros maiores,é tão silencioso quanto o jetta tsi daqui de casa, o focus barulhento em relação ao up
- Carros "normais" não gostam de rodar na cidade pois ficam por muito tempo no ciclo de aquecimento(motor frio até chegar o destino), no up esqueça isso, ele é o carro que aquece mais rapido que eu já vi, dependendo do caso em 1 km de distancia ele chega à temperatura normal de funcionamento
Paguei 43 mil(custo efetivo total) na epoca, Hoje eu não compraria o up novamente por uma dezena de problemas com a rede de concessionaria, insatisfação mesmo, nada relativo ao carro em sÃ, se fosse pra escolher hoje eu iria pra toyota só por causa do pós venda