Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
% de Carga Tributária que pagamos nos veículos aqui! Eeee beleza.....
22/03/2016, 10:56 (Resposta editada pela última vez em: 22/03/2016 11:03 por Massa.)
Resposta: #1
% de Carga Tributária que pagamos nos veículos aqui! Eeee beleza.....
04/02/2016 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) aproveitou a coletiva de imprensa realizada hoje (4) para criticar a carga tributária que incide sobre os veículos no Brasil. Usando como exemplo o carro mais barato à venda no País, o Fiat Palio Fire, de R$ 28.790, o presidente da associação Luiz Moan calculou quanto ele custaria sem os impostos cobrados aqui.

Fazendo a conversão do valor do carro com a cotação média do dólar em dezembro, o Palio Fire custaria quase US$ 7.400 com os impostos embutidos. Sem IPI (Imposto sobre Produtos industrializados), ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), PIS (Programa de Integração Social) e Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social), ele sairia por R$ 20.680 ou US$ 5.342. Vale destacar que esses cálculos não levam em consideração o salário e o poder de compra em cada moeda ao fazer essa conversão.

Moan alerta ainda que há outros impostos embutidos e que, sem eles, o mesmo Palio Fire custaria aqui apenas R$ 19.149, ou US$ 4.947 convertendo segundo a cotação média do dólar de dezembro. Para ele, "o brasileiro paga por dois e leva um". "O Brasil tem a maior carga tributária sobre veículos do mundo", completa Moan.

Segundo a Anfavea, a carga tributária no País varia entre 37,2% e 43,7% do valor do automóvel. Com os encargos menores embutidos no valor final, ela sobe consideravelmente, oscilando entre 48,2% e 54,8% do preço do carro. Para comparar, a associação cita os impostos que incidem sobre a venda de automóveis em outros países. Na Itália, por exemplo, os impostos representam 22% do valor, enquanto nos Estados Unidos são 7,5%, na Alemanha são 19% e no Japão são 5%. O custo é muito alto no Brasil mesmo considerando apenas nossos vizinhos da América Latina, com 16% no México, 19% no Chile e 21% na Argentina.

http://www.icarros.com.br/noticias/geral...20463.html

Preços sem o imposto, um Toyota Corolla, custaria na casa dos R$30 mil! Assim como Golf e Renegade.

Honda Fit e Prisma, na casa dos R$20 mil.

O Onix que é o líder no mercado aqui, iria de R$ 38.990 para R$ 17.623.

Isso é Brasil!!!!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Mensagens neste Tópico
% de Carga Tributária que pagamos nos veículos aqui! Eeee beleza..... - Massa - 22/03/2016 10:56

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Extintor ABC será obrigatório para todos os veículos em 2015 otaviano 9 18.141 17/09/2015 19:16
Última Resposta: Admin
  Gol cai para 7º no ranking mensal de vendas de veículos Admin 3 9.736 04/02/2015 23:53
Última Resposta: Man On The Edge

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes