VW Up Clube do Brasil
% de Carga Tributária que pagamos nos veículos aqui! Eeee beleza..... - Versão para Impressão

+- VW Up Clube do Brasil (https://www.vwupclube.com.br)
+-- Fórum: Geral (/forum-1.html)
+--- Fórum: Notícias (/forum-16.html)
+--- Tópico: % de Carga Tributária que pagamos nos veículos aqui! Eeee beleza..... (/thread-1947.html)



% de Carga Tributária que pagamos nos veículos aqui! Eeee beleza..... - Massa - 22/03/2016 10:56

04/02/2016 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) aproveitou a coletiva de imprensa realizada hoje (4) para criticar a carga tributária que incide sobre os veículos no Brasil. Usando como exemplo o carro mais barato à venda no País, o Fiat Palio Fire, de R$ 28.790, o presidente da associação Luiz Moan calculou quanto ele custaria sem os impostos cobrados aqui.

Fazendo a conversão do valor do carro com a cotação média do dólar em dezembro, o Palio Fire custaria quase US$ 7.400 com os impostos embutidos. Sem IPI (Imposto sobre Produtos industrializados), ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), PIS (Programa de Integração Social) e Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social), ele sairia por R$ 20.680 ou US$ 5.342. Vale destacar que esses cálculos não levam em consideração o salário e o poder de compra em cada moeda ao fazer essa conversão.

Moan alerta ainda que há outros impostos embutidos e que, sem eles, o mesmo Palio Fire custaria aqui apenas R$ 19.149, ou US$ 4.947 convertendo segundo a cotação média do dólar de dezembro. Para ele, "o brasileiro paga por dois e leva um". "O Brasil tem a maior carga tributária sobre veículos do mundo", completa Moan.

Segundo a Anfavea, a carga tributária no País varia entre 37,2% e 43,7% do valor do automóvel. Com os encargos menores embutidos no valor final, ela sobe consideravelmente, oscilando entre 48,2% e 54,8% do preço do carro. Para comparar, a associação cita os impostos que incidem sobre a venda de automóveis em outros países. Na Itália, por exemplo, os impostos representam 22% do valor, enquanto nos Estados Unidos são 7,5%, na Alemanha são 19% e no Japão são 5%. O custo é muito alto no Brasil mesmo considerando apenas nossos vizinhos da América Latina, com 16% no México, 19% no Chile e 21% na Argentina.

http://www.icarros.com.br/noticias/geral/imposto-sobre-carros-no-brasil-e-maior-do-mundo,-diz-anfavea/20463.html

Preços sem o imposto, um Toyota Corolla, custaria na casa dos R$30 mil! Assim como Golf e Renegade.

Honda Fit e Prisma, na casa dos R$20 mil.

O Onix que é o líder no mercado aqui, iria de R$ 38.990 para R$ 17.623.

Isso é Brasil!!!!


RE: % de Carga Tributária que pagamos nos veículos aqui! Eeee beleza..... - Vitor LSR - 22/03/2016 11:49

(22/03/2016 10:56)Massa Escreveu:  04/02/2016 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) aproveitou a coletiva de imprensa realizada hoje (4) para criticar a carga tributária que incide sobre os veículos no Brasil. Usando como exemplo o carro mais barato à venda no País, o Fiat Palio Fire, de R$ 28.790, o presidente da associação Luiz Moan calculou quanto ele custaria sem os impostos cobrados aqui.

Fazendo a conversão do valor do carro com a cotação média do dólar em dezembro, o Palio Fire custaria quase US$ 7.400 com os impostos embutidos. Sem IPI (Imposto sobre Produtos industrializados), ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), PIS (Programa de Integração Social) e Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social), ele sairia por R$ 20.680 ou US$ 5.342. Vale destacar que esses cálculos não levam em consideração o salário e o poder de compra em cada moeda ao fazer essa conversão.

Moan alerta ainda que há outros impostos embutidos e que, sem eles, o mesmo Palio Fire custaria aqui apenas R$ 19.149, ou US$ 4.947 convertendo segundo a cotação média do dólar de dezembro. Para ele, "o brasileiro paga por dois e leva um". "O Brasil tem a maior carga tributária sobre veículos do mundo", completa Moan.

Segundo a Anfavea, a carga tributária no País varia entre 37,2% e 43,7% do valor do automóvel. Com os encargos menores embutidos no valor final, ela sobe consideravelmente, oscilando entre 48,2% e 54,8% do preço do carro. Para comparar, a associação cita os impostos que incidem sobre a venda de automóveis em outros países. Na Itália, por exemplo, os impostos representam 22% do valor, enquanto nos Estados Unidos são 7,5%, na Alemanha são 19% e no Japão são 5%. O custo é muito alto no Brasil mesmo considerando apenas nossos vizinhos da América Latina, com 16% no México, 19% no Chile e 21% na Argentina.

http://www.icarros.com.br/noticias/geral/imposto-sobre-carros-no-brasil-e-maior-do-mundo,-diz-anfavea/20463.html

Preços sem o imposto, um Toyota Corolla, custaria na casa dos R$30 mil! Assim como Golf e Renegade.

Honda Fit e Prisma, na casa dos R$20 mil.

O Onix que é o líder no mercado aqui, iria de R$ 38.990 para R$ 17.623.

Isso é Brasil!!!!


Muito boa a matéria alias a pouco tempo atrás tivemos a redução de ipi e muita gente criticou as montadoras do pq o preço ainda era salgado mas esqueceram de avisar que este era apenas um dos impostos. Mas ai fica uma pergunta e quanto as carros que são fabricados aqui e exportados para nossos ermanos a preços melhores sera que nosso governo abriu mão dos impostos?


RE: % de Carga Tributária que pagamos nos veículos aqui! Eeee beleza..... - Massa - 22/03/2016 14:38

Interessante ler o post sobre:
Por que o carro é mais barato na Argentina e no Chile?
Lucro Brasil faz o consumidor pagar o carro mais caro do mundo

http://omundoemmovimento.blog.uol.com.br/arch2011-06-01_2011-06-30.html#2011_06-28_18_47_53-142809534-0

Post antigo (datado em 2011), mas ainda assim muito atual!


RE: % de Carga Tributária que pagamos nos veículos aqui! Eeee beleza..... - doutorsan - 22/03/2016 15:09

(22/03/2016 14:38)Massa Escreveu:  Interessante ler o post sobre:
Por que o carro é mais barato na Argentina e no Chile?
Lucro Brasil faz o consumidor pagar o carro mais caro do mundo

http://omundoemmovimento.blog.uol.com.br/arch2011-06-01_2011-06-30.html#2011_06-28_18_47_53-142809534-0

Post antigo (datado em 2011), mas ainda assim muito atual!

Realmente o custo-Brasil é um problema maior ainda. É muito cômodo para as indústrias ficarem reclamando da carga tributária quando o lucro obtido por elas aqui no Brasil sustenta a quebradeira delas no resto do mundo (especialmente nos EUA).


RE: % de Carga Tributária que pagamos nos veículos aqui! Eeee beleza..... - Carlos Ipatinga - 22/03/2016 22:29

Verdade, o lucro aqui no Brasil é fora de serie!


RE: % de Carga Tributária que pagamos nos veículos aqui! Eeee beleza..... - WCR CALDAS - 07/05/2016 12:27

Up cross feito aqui no Brasil e levado pro México sai por menos de 40 mil reais. Palhaçada.


RE: % de Carga Tributária que pagamos nos veículos aqui! Eeee beleza..... - Leovza - 07/05/2016 16:49

"Esse buraco" é bem mais embaixo, jamais compraremos carros nos valores dos americanos por exemplo, temos altos impostos sim porém também temos uma taxa básica de juros altissima e com isso a margem de lucro do carro é obrigatoriamente mais alta quando se trata de finanças, mesmo que não se consiga alcançar tais números é natural que se busque números muito superiores a de outros mercados, vamos falar grosseiramente;
Enquanto a taxa básica de juros nos EUA é de 0,5% a.a a nossa é de 14,25% ou seja, o cara lá que tem capital, dinheiro, se ele deixar o dinheiro no banco, vai ganhar algo próximo de 0,5%, se ele quiser mais, vamos supor 2% (4x mais que ganhava no banco) vai produzir e vender carro, agora no Brasil que o banco paga na casa dos 14,25% você acha que ele vai se contentar em ganhar os mesmos 2%? Não teria pior investimento, nenhuma montadora é filantrópica, só vende carro para ganhar dinheiro.


RE: % de Carga Tributária que pagamos nos veículos aqui! Eeee beleza..... - diegorji - 08/05/2016 01:59

Esse cara deveria ter vergonha de abertamente noticiar o quanto a indústria brasileira é gananciosa, 20 mil por um pacato Pálio, sem impostos, é absurdamente caro olhando o valor agregado.

Imaginem o quanto eles lucraram quando o Dólar estava na casa de 2,00 Reais.