|
Comportamento do motor nas mudanças de combustÃvel
|
|
04/08/2016, 11:29
|
|||
|
|||
|
RE: Comportamento do motor nas mudanças de combustÃvel
Voltando ao assunto...
após 5 tanques de gasolina aditivada (163,5 litros, 3.292 km rodados), reabasteci com etanol, aditivado também. E mantive o mesmo cuidado na tocada do carro visando economia... Muito interessante o comportamento do motor Ele não "sabe", ainda, mesmo após eu ter ido e voltado do trabalho (70 km) que há combustÃvel de massa diferente... Nas baixas rotações que predominam o meu uso, o motor ficou ligeiramente mais fraco. Em dois momentos indo para o trampo ontem, a retomada suave de velocidade em 4a marcha se mostrou bem mais fraca do que vinha sendo com a gasolina. E digo-lhes que isto não é impressão, é observação! Conforme ocorreu na primeira vez em que saà da gasolina para o etanol, assimilo que este primeiro tanque vá resultar num consumo perto dos 18 km/l (postei o cartão de controle no tópico de consumo). A demora da ECU em readequar injeção e ignição do motor devido ao meu modo de dirigir, aparentemente explica essa situação, já que há a injeção de menos combustÃvel do que deveria, levando a um consumo menor inicialmente, com potência menor também... No etanol a proporção ar/combustÃvel cai dos 14:1 da gasolina, para 9:1 (valores arredondados, apenas). Quando readequada, a injeção de etanol é maior, para a mesma quantidade de ar admitido. Aà sobem potência e consumo, voltando ao patamar normal.
|
|||
|
« Anteriores | Seguintes »
|
Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Pesquisar
Lista de Membros
Calendário
Ajuda

- São Paulo - SP