|
Consumo de CombustÃvel
|
|
02/01/2016, 15:57
(Resposta editada pela última vez em: 02/01/2016 16:26 por Jduarte.)
|
|||
|
|||
|
RE: Consumo de CombustÃvel
prezados,
achei melhor usar este, não vou abrir um tópico para isto... eu gostaria da ajuda de alguns de vocês: peço o favor, a quem tem up! MPI com computador de bordo (que não é o meu caso, o Catch_up! é basicão... quem tem TSI também pode se aproveitar da idéia), que faça duas observações sobre o consumo indicado, nas seguintes condições: como exemplo, vou mencionar o que fazia com o meu Uno 98, e ainda estou repetindo com o up!: num trecho de retorno de Guarulhos para Sampa na rodovia Dutra, junto ao Shopping Internacional, há uma reta em declive de aproximadamente 1200 metros. Iniciando essa reta a 90 km/h, eu deixava o carro em ponto morto (a famigerada banguela). O Unzulão mantinha-se nos 90 km/h em marcha-lenta... se eu mantivesse o câmbio engrenado na 5ª marcha, tinha que manter o pé no acelerador um "pelo de casquinha!" para que o carro não perdesse velocidade. Ou seja, tinha que dar "alguma alimentação" para o motor. No meu entendimento, percorrer aquele trecho em marcha-lenta consome menos combustÃvel do que engrenado... Mas no Unzulão eu não tinha um "medidor", um CB! (arranjei um para o Catch_up!, mas não o uso para medir consumo, porque nem sei configurar o animal para isso!, e sim para controlar carga e rpm's do motor), então só sei que é mais eficiente, ou pelo menos acho que é, nos seguidos reabastecimentos... o importante aqui é que procuro conduzir os carros da melhor forma possÃvel para extrair o máximo do combustÃvel. Então, eu gostaria que aqueles que trafegam em trechos assim, onde para manter uma velocidade constante em declive é preciso tocar no acelerador, ou deixar em ponto-morto, que observassem e relatassem aqui, o consumo instantâneo nessas duas situações, o carro descendo em ponto morto sem perder ou ganhar velocidade (situação em que o "cut-off" não atua), e o carro descendo engrenado para manter a velocidade... Legal?... quando puderem, digam lá!... ![]() e não esquentem com a idéia disso, porque uso esse artifÃcio apenas quando é realmente seguro, nunca em curvas ou velocidades maiores, ou situações de proximidade com quaisquer outros veÃculos... sou muito atento e consciente com isso, inclusive como hábito forjado no uso de motocicletas... a propósito: apenas após ter rodado mais de 500 km (creio que 530, 540) é que, depois de parar numa padaria e em seguida ir embora, o mostrador indicou meio tanque... já tinha observado essa dele ainda indicar o meio de algum quarto de tanque ao desligar o motor, e mostrar o fim desse quarto ao religá-lo... de qualquer forma, uns 19 a 21 km/l, aparentemente!...
|
|||
|
« Anteriores | Seguintes »
|
Usuários visualizando este tópico: 3 Visitantes

Pesquisar
Lista de Membros
Calendário
Ajuda

- São Paulo - SP