VW Up Clube do Brasil
Ventoinha UP TSI - Versão para Impressão

+- VW Up Clube do Brasil (https://www.vwupclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-6.html)
+--- Fórum: Motor e Elétrica (/forum-7.html)
+--- Tópico: Ventoinha UP TSI (/thread-2060.html)



Ventoinha UP TSI - Vitor LSR - 15/04/2016 18:26

Pessoal estou meio grilado com uma coisa que reparei hoje em um congestionamento, não consegui observar o momento de atuação da ventoinha do carro e olha que fiquei parado por uns bons minutos e nada de ventilador como estou acostumado com os outros carros que tive onde dava pra perceber nitidamente quando ela entrava em funcionamento me parece que são duas uma menor branca que fica do lado direito na parte de baixo e outra preta bem atrás do radiador essa é a grande e quando liga o ar ela aciona fiz o teste com o capo aberto deixei o carro ligado alguns minutos e nada desse ventilador preto girar porem a temperatura continua sempre em 90 graus alguém sabe se isso é normal?


RE: Ventoinha UP TSI - derico - 15/04/2016 18:58

Rapaz, eu queria perguntar a mesma coisa aqui no fórum. Eu nunca percebi a ventoinha (ou eletroventilador) funcionando no meu carro e, tal como ocorre com você, a temperatura sempre mantém em 90 graus.


RE: Ventoinha UP TSI - Vitor LSR - 15/04/2016 19:14

(15/04/2016 18:58)derico Escreveu:  Rapaz, eu queria perguntar a mesma coisa aqui no fórum. Eu nunca percebi a ventoinha (ou eletroventilador) funcionando no meu carro e, tal como ocorre com você, a temperatura sempre mantém em 90 graus.


Realmente estranho isso ela so funciona ao ligar o ar condionado


RE: Ventoinha UP TSI - Leovza - 15/04/2016 19:38

O pessoal já tinha notado no MPI, esse motor é muito equilibrado neste sentido, Mas se esquentar ele entra, em relação aos 90° pequenas variações ele continua a marcar 90°, todo carro é assim, nenhum é um relógio que se mantém na mesma temperatura descendo uma serra ou subindo.
Isso chama eficiência, 3 cilindros que gera menos atrito, bloco de alumínio que dissipa bem a temperatura, diferença de temperatura de funcionamento entre a parte do bloco e cabeçote entre outros, não precisa de refrigeração forçada o tempo todo.


RE: Ventoinha UP TSI - Jduarte - 15/04/2016 20:02

Só relatando:

o cb'zinho que tenho (MPG Meter), também tem função para temperatura do arrefecimento.

Após ligar o motor, quando esse aparelho mostra 75°, a informação no painel já é de 90°... quando o aparelho chega aos 104°, a ventoinha é acionada, mas o painel continua mostrando 90°. Em seguida, o aparelho mostra a temperatura cair, com alguma facilidade, indo para 85° em geral.

A ventoinha não é barulhenta, em geral é preciso estar parado ao lado de algum carro, muro, etc, sem outros ruídos, para se perceber seu funcionamento (o ruído do ventilador interno praticamente se sobrepõe ao da ventoinha). E quando ela desliga, ouve-se o ruído do relê de acionamento dela desarmando... é um "clec, clec"...

Em relação ao ex-meu uninho 98, a ventoinha do UP! (MPI) entra em funcionamento uns 60~70% menos.


RE: Ventoinha UP TSI - Renato Santos - 15/04/2016 20:14

O CB mostra sempre 90º acho que até pra não assustar mesmo, ele mostra só se subir demais, nos Jettas que tive eram assim tbem, medindo pelo VCDS vc tem o parametro certo.
A ventoinha do meu fica ligada uns 5min depois q chego em casa, ela é bem quietinha mesmo, quase nao percebe...

Abs.


RE: Ventoinha UP TSI - Vitor LSR - 15/04/2016 20:16

(15/04/2016 19:38)Leovza Escreveu:  O pessoal já tinha notado no MPI, esse motor é muito equilibrado neste sentido, Mas se esquentar ele entra, em relação aos 90° pequenas variações ele continua a marcar 90°, todo carro é assim, nenhum é um relógio que se mantém na mesma temperatura descendo uma serra ou subindo.
Isso chama eficiência, 3 cilindros que gera menos atrito, bloco de alumínio que dissipa bem a temperatura, diferença de temperatura de funcionamento entre a parte do bloco e cabeçote entre outros, não precisa de refrigeração forçada o tempo todo.
[/quote

Bom de qualquer forma vou na css pra darem uma olhada aproveito e tiro minhas duvidas a respeito e compartilho com vcs afinal conhecimento nunca é demais valeu pela dica Leo

[quote='Renato Santos' pid='22052' dateline='1460762068']
O CB mostra sempre 90º acho que até pra não assustar mesmo, ele mostra só se subir demais, nos Jettas que tive eram assim tbem, medindo pelo VCDS vc tem o parametro certo.
A ventoinha do meu fica ligada uns 5min depois q chego em casa, ela é bem quietinha mesmo, quase nao percebe...

Abs.

E talvez no meu caso seja característica mesmo valeu Renato


RE: Ventoinha UP TSI - Leovza - 15/04/2016 21:06

Se quer ouvir ventoinha funcionando compra um honda.rsrs é rediculo, minha madrinha tem um city, muitas pessoas já falaram para ela procurar um mecânico que achava que o motor estava superaquecendo, tranquilizei ela, seja refrigeração ou Ar, a ventoinha faz mais barulho que aqueles ventiladores tufão 110v ligado no máximo em uma tomada 220volts, e fica o tempo todo entrando.


RE: Ventoinha UP TSI - Vitor LSR - 15/04/2016 21:25

(15/04/2016 21:06)Leovza Escreveu:  Se quer ouvir ventoinha funcionando compra um honda.rsrs é rediculo, minha madrinha tem um city, muitas pessoas já falaram para ela procurar um mecânico que achava que o motor estava superaquecendo, tranquilizei ela, seja refrigeração ou Ar, a ventoinha faz mais barulho que aqueles ventiladores tufão 110v ligado no máximo em uma tomada 220volts, e fica o tempo todo entrando.

Kkkkk ai e foda hein ei tive um civic 2008 nao entrava tanto assim mas meu 307 era esparroso