VW Up Clube do Brasil
Velocidade do ac influi no desempenho do motor? - Versão para Impressão

+- VW Up Clube do Brasil (https://www.vwupclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-6.html)
+--- Fórum: Motor e Elétrica (/forum-7.html)
+--- Tópico: Velocidade do ac influi no desempenho do motor? (/thread-1349.html)



Velocidade do ac influi no desempenho do motor? - gtbolzan - 20/10/2015 18:54

Olá amigos, já havia usado o ar no meu up mas nunca na velocidade do ar no 4, hoje em função do grande calor tive que fazer isso e o motor simplesmente morria, por mais que afundasse o pé no acelerador em 2nda marcha ele nao respondia. O que será que pode ter ocasionado isso? O calor externo influi no desempenho? E a Velocidade do ar?
Grato


RE: Velocidade do ac influi no desempenho do motor? - Leovza - 20/10/2015 19:06

Alguma coisa errada houve, se seu up é o tsi é normal alguma perda de potência por conta do calor intenso mas ele apenas fica um pouco mais fraco, jamais chega nesse ponto que foi descrito.
Ar independente do motor no 4 carrega um pouco mais o alternador que puxa mais força do motor, mas também é coisa pouca, jamais poderia perder a ponto de não conseguir desenvolver e muito menos morrer.


RE: Velocidade do ac influi no desempenho do motor? - gtbolzan - 20/10/2015 19:46

Leovza, não é tsi mas mesmo assim achei um absurdo o que perdeu de força, fui ultrapassar um ka que estava a não mais que 70 e tive que reduzir pra terceira marcha, foi realmente preocupante por ser uma perda de desempenho muito acentuada.


RE: Velocidade do ac influi no desempenho do motor? - picapau - 21/10/2015 09:52

(20/10/2015 19:46)gtbolzan Escreveu:  Leovza, não é tsi mas mesmo assim achei um absurdo o que perdeu de força, fui ultrapassar um ka que estava a não mais que 70 e tive que reduzir pra terceira marcha, foi realmente preocupante por ser uma perda de desempenho muito acentuada.

reduzir para 3 marcha com ar ligado em carro 1.0 nao é absurdo nao.
para ultrapassar com o up mpi com ar ligado, só se tiver embalado,
se nao vai ter que reduzir marcha mesmo.
em outros carros 1.0, é muito pior.
quando o up mpi com ar ligado embala, se tiver no plano por exemplo, quase nao se nota a perda
de desempenho.


RE: Velocidade do ac influi no desempenho do motor? - maraccini - 25/10/2015 17:32

Todo uso do A/C rouba potência do motor é sentido mais em carros com menor potência mas quando se acelera muito o carro entra em modo WOT (aceleração plena) o ar é desligado por instantes para não acontecer este roubo e aumentar segurança ( em aceleração e retomadas ). (se não está acontecendo isso vá para a CCS !)

E sim o ar atmosférico mais quente é menos denso pois tem menos moléculas de oxigênio ( comburente) e como a combustão é comburente + combustivel + centelha(faisca) = combustão o desempenho diminui com a menor oferta de oxigênio o motor usa menos combustível ( para deixar a razão estequiometrica correta) assim tem menos potência.

Desculpe esqueci a velocidade do A/C nem a intensidade interfere no consumo ( quer dizer consumo não aumenta MAIS ou não é maior ) e nem o desempenho piora mais ( a perda de potência é sempre a mesma independente da velocidade e da intensidade! )