Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como saber se o TC está funcionando?
30/06/2017, 16:08
Resposta: #1
Como saber se o TC está funcionando?
Olá!

Sou novo aqui no fórum (apesar de ter lido bastante coisa por aqui, rsrs) e comprei o meu Up! semana passada e fiquei com algumas dúvidas. Eu peguei um Cross TSI 16/17.
Antes de comprar, vi muita gente reclamando do controle de tração, que era muito intrusivo e tals. Porém nunca percebi ele entrando em ação (mesmo saindo rápido e acelerando bastante), e então fiquei com o receio de o antigo proprietário ter desligado o TC daquela maneira que desliga o ABS junto. Isso ou eu que estou dirigindo igual uma velha, kkkkk.

Notei que o antigo proprietário trocou as lâmpadas por LED e então fiquei em dúvida se ele mexeu em alguma outra coisa.

Então a dúvida é: Como eu faço pra saber que ele está realmente funcionando? Só pelo painel é confiável ou ele pode ter "apagado"a luz do painel de alguma forma?

Obrigado pessoal!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
30/06/2017, 20:33
Resposta: #2
RE: Como saber se o TC está funcionando?
ah, se você tentar arrancar forte o TC já entra em ação, acende uma luz no painel e a impressão que a aceleração está sendo desligada aos poucos, é meio difícil de explicar mas bem perceptível. Tenta fazer um borrachão pra ver o que acontece Alegre

Move UP TSi 15/16 Demais
Coloque sua localidade! Veja como aqui
VW Up! Clube do Brasil está no site oficial da VW
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
30/06/2017, 21:30
Resposta: #3
RE: Como saber se o TC está funcionando?
Ele é intrusivo porque ele não deixa a turma fritar pneu, só isso.kkkk

Quer testar, arranca forte do zero sem medo de gastar pneu, o Tc vai entrar na hora que sai e quando mudar para a 2ª você vai sentir o carro "engasgando" e a luz do tc piscando no painel. Ele permite uma pequena patinada mas se derrapar mais forte ele corta.

Agora quer saber se está "funcionado" na teoria, quando você vira a chave tanto o tc quanto o abs acende no painel para mostrar que a luz de aviso está funcionando e logo apaga, se não acender aí tem gato.

Agora quer testar o abs, em uma curva fechada (rotatória por exemplo) da uma cravada no freio e segura por 1s que seja, na hora vc já sabe se está funcionando, do contrário vai dar um cantadao e vai escorregar em linha reta.

Quando tem controle de estabilidade o tc "bom" atua ajudando a dar tração, freia a roda que está patinando para o diferencial tracionar a outra roda que em teoria tem mais tração e por aí vai (diferencial normal sempre roda a roda mais leve) e também da uma aliviada na aceleração, mas é bem discreto.
O TC do up litaralmente corta a aceleração, como se tirasse o pé do acelerador na hora que ele patina demais, usando civilizadamente o sistema ajuda muito e te economiza pneu, quando muito você vai notar uma luz piscando no painel em uma situação de baixa aderência.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
30/06/2017, 22:05
Resposta: #4
RE: Como saber se o TC está funcionando?
Consegui agora! Vlw.

Arranquei em primeira até quase cortar o giro, aí quando engatei a segunda e pisei ele piscou e cortou o acelerador Alegre

Mas eu nunca vou dirigir desse jeito, rsrsr. Do jeito que o pessoal reclama eu achava que até pra sair do farol teria problemas.

Antes de fazer esse teste eu arranquei bem rápido saindo da casa do meu pai e chegou até a dar uma cantada de pneu, mas nada do TC entrar em ação.

Fiquei mais aliviado agora, pq tava com medo de ter gostado tanto do desempenho e depois dar uma broxada pq o TC tava desligado, kkkk.

Aparentemente ta tudo ok mesmo. E caramba, que carro hein? vim de um Sentra 2.0 e tô me divertindo bem mais com esse "potinho de sorvete" (carinhosamente, kkkk). Fora o ronco lindo do motor Sorrisão
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Tem como melhorar o ar condicionado? mad_professor 2 1.813 20/02/2025 11:33
Última Resposta: mad_professor
  Como fazer a ventoinha do radiador ligar mais cedo? fwamp 6 17.787 26/02/2018 15:45
Última Resposta: Vini tsi
  COMO SUBSTITUIR LÂMPADA DO FAROL DE NEBLINA? LeoBA 2 6.754 22/10/2017 13:29
Última Resposta: Primo Favaron
  Saída em 1ª marcha como saísse de 3ª (TSI) Drynwhyl 6 11.121 20/04/2017 09:48
Última Resposta: ohcao
  Dica valiosa para saber a qualidade do combustível fwamp 10 26.329 27/03/2017 22:34
Última Resposta: The Mole
  Como passar fios da bateria para dentro do TSI? medley 1 5.798 04/05/2016 10:57
Última Resposta: Leovza
  Como esvaziar tanque de combustível?! TeoSantos 14 75.689 24/01/2016 15:05
Última Resposta: The Mole
  Rastreador - Como fica a garantia? arpanetc 9 26.098 11/09/2015 18:09
Última Resposta: Massa
  Algumas vezes, há um alerta como um sino bem longe Eriene Nunes Barbosa 6 13.323 22/01/2015 13:27
Última Resposta: bacteria2215
  Dicas de como melhorar o desempenho Gabriel F. 6 17.446 20/05/2014 17:37
Última Resposta: Gabriel F.

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes