Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Escapamento - Dúvidas, dúvidas e dúvidas!
07/11/2015, 22:14
Resposta: #22
RE: Escapamento - Dúvidas, dúvidas e dúvidas!
(07/11/2015 19:32)maraccini Escreveu:  Estou respondendo do ponto de vista da engenharia do motor  (Pois já tive vários carros com escape esportivo mas eram com motores maiores e mexidos) o único sensor afetado seria o sensor de oxigênio (sonda Lambda) que teria uma pequena variação de leitura que vai ser facilmente corrigido pelo sistema mas que pode gerar um consumo pouquíssimo maior, o maior prejudicado seria o catalisador que terá sua vida útil reduzida (tb muito pouco - mas tem!) por causa do combustível não queimado que sai devido a menor restrição dos gases e torque que diminui devido a alteração da pressão e contra pressão dos gases pelo escape.

(Pois já tive vários carros com escape esportivo mas eram com motores maiores e mexidos)
Para carro aspirado principalmente os 1.0 a troca de escape pode não ser vantajoso pois tem baixo torque menos de 10 Kgfm mas tudo vai depender de onde more pois quem vive no litoral dificilmente sentirá a perda do torque enquanto alguém que more em local com muitas montanhas ou aclives provavelmente não gostará .

Um abafador ou silencioso menos restritivo PODE dar no máximo 0,5 cv tem perda de torque em baixa rotação mas pouca ! 

Um bom escape (inteiro) rende no máximo 2 cv em alta rotação e perda maior de torque em baixa e melhora um pouco em média rotação.  Se aumentar diâmetro do cano a perda de torque é maior! 

Um cano reto sem nada a única coisa que aumenta é o barulho e o consumo muda muito a relação de pressão e contra pressão dos gases no escape perdesse potência e torque  precisaria de outras preparações conjuntas para melhorar somente o escape é sem sentido e ineficaz ! 

Como podem ver apenas o escape não tem ganho expressivo precisa de outras coisas para melhorar e ou perder menos em algumas rotações!

O Downpipe serve mais para que quer eliminar o catalisador ou colocar outra sonda lambda , pirômetro entre outros para melhor controle e monitoramento do motor . Mais indicado para um carro mexidão ou turbo.

Abraço 

Boa noite,

Então, meu intuito com o escape é mexer no ronco apenas. A alteração de potência nesse caso é praticamente desprezível, a perda também é quase desprezível, e Curitiba não tem tantos aclives a ponto de chegar a considerar isso como um ponto negativo. E não vai ficar um cano reto. Bom, acredito que o sensor (sonda Lambda) não chega a ser um problema então. Valeu pelo esclarecimento.

Abraço e obrigado novamente!

Vw Move up! Branco Cristal 15/16
Roda Vw Waffle R17 - Pneus Kenda Tires 205/40 R17 - Eibach Pro-Kit
Kit 2 Vias JBL/Triaxiais JBL/Sub Pioneer/Módulo Soundigital SD800.4D Evo
up!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Mensagens neste Tópico
RE: Escapamento - Dúvidas, dúvidas e dúvidas! - LeoAdami - 07/11/2015 22:14

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Aumento no diâmetro do escapamento Lucasmanco 0 2.295 23/06/2022 13:29
Última Resposta: Lucasmanco
  Up TSI Escapamento joaombusnardo 1 4.627 06/04/2019 20:13
Última Resposta: MatiasR
  Trio Elétrico Up 2 portas (Dúvidas) AugustoJr 5 12.711 11/01/2017 09:26
Última Resposta: Everson Souza
Dúvida Alarme Orig, VW Tech instalado - Dúvidas leozindj 17 41.970 18/09/2016 14:07
Última Resposta: Eduardo Gomes
  Duvidas sobre modificação!!! felipecmelo 13 24.841 15/02/2016 14:57
Última Resposta: maicon
  Troca do escapamento up! Cleber Antunes 13 28.489 11/10/2014 10:20
Última Resposta: Vine Santos

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes