|
Amaciamento
|
|
03/06/2014, 23:25
|
|||
|
|||
|
Amaciamento
Como vocês tão amaciando o carro de vocês ?
Na maciota ? Normal ? Sentando o pau ? rsrs, aqui eu pisei sem dó, tá com 2200km e tá andando muito ! Primeiro tanque de gasolina podium, depois só viu alcool ! |
|||
|
03/06/2014, 23:46
|
|||
|
|||
|
RE: Amaciamento
Boa noite, Thyago!
Meu carro está com mÃseros 300km rodados, então estou pegando leve com ele ainda rs Mas essa é uma dúvida que tenho: a partir de qual quilometragem pode-se começar a forçar um pouco mais o motor? Abraços |
|||
|
04/06/2014, 00:30
|
|||
|
|||
|
De acordo com o mestre Bob Sharp depois dos 100km, aqui uma transcrição do texto :
Amaciamento No manual do proprietário do Volkswagen 1953 lá de casa se lia algo como: "O motor do seu Volkswagen foi fabricado dentro das modernas técnicas. Assim, não é preciso nenhum cuidado especial ao dirigi-lo nos primeiros quilômetros". Viram bem o ano? Faz quase 60 anos! Entretanto, persiste até hoje a noção de que é necessário o amaciamento do motor novo. Não precisa. Antigamente - estamos falando dos anos 50 e 60 - alguns carros até vinham com um adesivo no vidro que dizia "Amaciando" ou em francês, "En rodage", como justificativa para estar trafegando mais lentamente que o tráfego, como que pedindo desculpas. Com a notável precisão de usinagem dos tempos modernos não há mais o que "amaciar" no motor. Ele já sai macio de fábrica. O oposto de outras épocas, em que motor novo era "duro", e não com livre movimento das peças móveis. Era mesmo preciso rodar mais devagar até que o motor fosse "soltando", ou poderia se danificar, como fundir um mancal de biela ou de apoio do virabrequim. O que existe até hoje, isso sim, é o motor ganhar potência após cerca de 5.000 km, alguns 10.000 km, devido ao assentamento dos anéis, levando à melhor vedação entre pistão e cilindro. Se o leitor quiser dispensar cuidado ao motor zero-quilômetro, que evite girá-lo muito até o carro rodar 100 km - isso mesmo, cem quilômetros - só para garantir que os anéis não girem nas canaletas dos pistões por vibração, o que poderia tirá-los do espaçamento padrão de 120° e prejudicar a vedação. Ficar entre 3.000 e 4.000 rpm. Após 100 km isso não ocorre mais, pois as pontas dos anéis já criaram um microscópico ressalto no cilindro, suficiente para travá-los nas canaletas dos pistões na posição ideal. |
|||
|
04/06/2014, 08:48
|
|||
|
|||
|
Bom dia!
Tópico interessante esse!! Bom vamos lá... peguei meu up! ontem no final da tarde (estou devendo as fotos, logo postarei! ), e como comprei numa cidade vizinha da minha, tive que pegar pista para trazer o carro para casa.Minha experiência foi excelente, quando vi o ponteiro já marca 100 km/h, e houve momentos que arrisquei 120 -130 km/h e o carro não negou fogo!! Acredito que agora andarei mais na maciota, pois dirijo mais dentro da cidade mesmo, portanto no máximo 80 km/h. Abraços. |
|||
|
04/06/2014, 10:33
|
|||
|
|||
(04/06/2014 00:30)Thyago Escreveu: De acordo com o mestre Bob Sharp depois dos 100km, aqui uma transcrição do texto : Legal o texto, Thyago! De qualquer maneira, vou procurar alguma informação no manual a respeito desse tópico e, caso encontre, compartilho com vocês. |
|||
|
04/06/2014, 10:44
|
|||
|
|||
|
No meu caso segui o que estava no manual do veiculo.
|
|||
|
04/06/2014, 10:55
|
|||
|
|||
| RE: Amaciamento | |||
|
04/06/2014, 11:26
|
|||
|
|||
|
Tudo conversa fiada de teoricos que ficam sentados na cadeira e não vivem nada da pratica, vou dar o exemplo mais claro possivel, tive uma moto Yamaha XT660, motor italiano de primeirissima linha e muito duravel. Quando nova a ventuinha do radiador entrava com muita freqüência na cidade e no caso da moto via perfeitamente porque fazia barulho e subia um bafo quente. Com o tempo a ventuinha foi entrando cada vez menos a depois de uns 2000km só entrava no transito quando o dia estivesse muito quente e transito muito travado, isso deixa muito claro que o motor aquecia mais no inicio, sinal de maior atrito das partes.
Todos os carros e motos 0km que tive os primeiros tanques sempre foram mais gastões, sinal que o motor faz mais esforço, sem duvida. Qual a teoria que explica que um motor esquenta mais e gasta mais e depois de funcionar por um periodo longo de tempo ele passa a gastar menos e aquecer menos? lei da gravidade? Os componentes do motor se assentam sim, em niveis minimos mais assentam e acabam levando micro particulas de metal para o filtro de oleo que passa a funcionar mais obstruido ou mesmo o oleo passa a ter micro particulas de metal funcionando como abrasivo, pra isso que existe filtro. Não precisa se arrastar tambem, ande "normal" como andaria no dia a dia sem grandes pressas, isso sim é benefico porque permite arrancadas, reduzidas, aceleradas moderadas e etc sem abusos. Se esmerilhar o carro vai quebrar? Não, de forma alguma mas pode ter certeza que ele vai durar menos, vai apresentar sintomas de desgaste mais cedo e etc. Os 1000km é só um parametro, parece pouco mas digamos que ande os 1000km em 5a marcha que da a maior relação do carro, algo bem improvavel pois vai rodar no dia a dia usando marchas menores, se a 100km/h esta a 3100RPM, o motor vai ter "rodado" quase 2 milhoes de vezes. |
|||
|
04/06/2014, 12:12
|
|||
|
|||
|
Esquenta muito porque os aneis de segmento estão muito apertadados as camisas do cilindro, com o passar do tempo elas se desgastam, gerando menos atrito, os aneis ajudam a selar a camara de combustão, se não forem forçados não se moldam a camisa, o que leva o carro a ter menos compressão e a gastar mais oleo.
http://www.mototuneusa.com/break_in_secrets.htm |
|||
|
04/06/2014, 12:28
|
|||
|
|||
(04/06/2014 10:55)lofin Escreveu: Poderia compartilhar com os meros mortais que estão sem acesso ao manual agora, caro LKenappe? "O motor deve ser amaciado durante os primeiros 1500 quilômetros, [....] Não conduzir com rotação muito baixa. Reduzir a marcha sempre que o motor não estiver operando de maneira regular"
Não submeter o motor a uma rotação maior que 2/3 da rotação máxima
|
|||
|
« Anteriores | Seguintes »
|
Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Pesquisar
Lista de Membros
Calendário
Ajuda

- Belo Horizonte

), e como comprei numa cidade vizinha da minha, tive que pegar pista para trazer o carro para casa.