|
Calibragem dos Pneus
|
|
09/05/2014, 09:38
|
|||
|
|||
|
Calibragem dos Pneus
Pelo que indica a portinhola do tanque, a calibragem indicada seria 29/26, andando com até 2 pessoas, para o pneu 185/60 R15.
Fui abastecer esses dias e calibrar os pneus pela primeira vez... eles estavam todos com 36 libras (de fábrica). Calibrei conforme a indicação, percebi que o carro ficou meio "molengão", antes estava bem mais firme... não curti muito. A questão é, algum problema se eu andar com a calibragem um pouco acima do recomendado (uns 32)? O que isso implica? Durabilidade dos pneus? Suspensão? Consumo? |
|||
|
09/05/2014, 09:43
(Resposta editada pela última vez em: 09/05/2014 09:45 por Leovza.)
|
|||
|
|||
|
RE: Calibragem dos Pneus
Prezado, existe um cálculo bem realista baseado em algumas informações.
Fale qual a calibragem indicada mÃnima e máxima e veja no pneu o Ãndice de peso por exemplo (185/60r15 85H, o valor é o 85) e qual a pressão máxima indicada. Ja o peso com o carro carregador e etc é fácil pegar na internet. Com isso eu cálculo qual a pressão correta dos pneus. Quanto a pressão, 29/26 estou achando meio pouco para um pneu "Green" que costuma usar pressões maiores que as normais. |
|||
|
09/05/2014, 16:36
|
|||
|
|||
|
Olá amigos.
Mesmo eu andando 99,99% das vezes sozinho eu uso a calibragem de carro lotado (32 frente e 36 traseira, no meu caso), isso não apenas no up! mas sim em todos que tive, nunca tive desgaste irregular em pneus. Até mais. Volkswagen Move up! TSI 2015/2016. |
|||
|
09/05/2014, 19:05
|
|||
|
|||
|
No movemos eu sigo a calibragem padrão nos 4 pneus que é 36.
|
|||
|
12/05/2014, 11:24
|
|||
|
|||
|
A minha opinião é "se esta escrito no manual é porque foi testado", portanto em todos os meus últimos carros, e nos que tenho atualmente, só uso a pressão recomendada, com ela foram feitos os testes de estabilidade, CONSUMO, ruido, e tudo mais, engenheiros são contratados só para isso, pneus são desenvolvidos para isso, quem sou eu para contestar esses resultados.
|
|||
|
12/05/2014, 13:36
|
|||
|
|||
|
Nem sempre edney as vezes temos casos que é exatamente o oposto, como foi o caso do Marea/FIAT que recomendava trocar óleo de 20 em 20 mkm. Nessa caso o carro pegou fama de bomba quando na verdade era apenas questão de manutenção erroneamente passada pela montadora.
Acho que a calibragem pode ser uma coisa mais situacional do que teórica, exemplo é que se você roda geralmente em regiões não chuvosas você calibra um pouco acima 3 - 4 psi e ganha em consumo e perde em atrito mas uma perda quase que nula, porem em caso de chuva com a mesma pressão a perda de atrito com o piso molhado e significativamente maior em relação a economia de combustÃvel. |
|||
|
12/05/2014, 14:52
(Resposta editada pela última vez em: 12/05/2014 14:58 por Leovza.)
|
|||
|
|||
|
Pelo contrário, a calibragem é puramente teórica, é calculado pelo Ãndice de carga do pneu, pressão máxima nessa carga e é feito uma regra de três baseado no peso em cada eixo (peso do carro + carga).
Mesmo um pneu da mesma medida se tiver um Ãndice de carga ou pressão máxima do pneu diferente ja se pode calcular os novos parâmetros. Se amanha por exemplo você trocar os pneus de baixa rolagem do up! Por um tradicional certamente a pressão correta sera menor pois os "Green" costumam usar pressão mais alta. Ou vice versão. Ou alguém acha que ficam milhares de quilômetros andando com o carro definindo qual a pressão correta de cada medida de pneu baseado em durabilidade, conforto e buracos? Porém se gosta de calibrar na orelha ai é o costume de cada um, não quer dizer que seja certo. Pneu na calibragem correta da estabilidade, economia e maior durabilidade do pneu. É bom considerar na hora de calibrar que só a mangueira ja perde cerca de 1psi, logo colocar a pressão recomendada +1psi ja garante que a pressão efetiva do pneu seja a correta. Quando o pneu aquecer, ele naturalmente ja vai aumentar alguns psi's. Como disse antes, alguém fala o Ãndice de carga e pressão máxima escritos no pneu e a pressão recomendada mÃnima e máxima que eu coloco o cálculo aqui. A pressão recomendada só serve para definir qual a distribuição de peso do carro lotado e meia carga pois isso é preciso para calcular a pressão correta do pneu. |
|||
|
12/05/2014, 15:23
(Resposta editada pela última vez em: 12/05/2014 15:29 por edney.)
|
|||
|
|||
(12/05/2014 13:36)LKenappe Escreveu: Nem sempre edney as vezes temos casos que é exatamente o oposto, como foi o caso do Marea/FIAT que recomendava trocar óleo de 20 em 20 mkm. Nessa caso o carro pegou fama de bomba quando na verdade era apenas questão de manutenção erroneamente passada pela montadora. Olha, se a fabrica mandar eu trocar o óleo de 20.000 em 20.000, eu trocaria, pois se estivessem errados, a própria fabrica assume a culpa, faz um recall ou algo do gênero, mas a FIAT é complicada, não é poque o povo gosta de apavorar com ela, eu já trabalhei em oficina mecânica, e dentro de um mesmo ano de produção de um uno você tinha 3 modelos de peças para um mesmo veiculo, isso no quesito suspensão, freio, motor, isso para carros idênticos, e não só top de linha, para uno, fiorino, palio, tempra, marea, etc.. já era meio que padrão isso, coisa que não acontece com GM ou VW, a Ford ja é meio igual a FIAT nesse ponto, mas não com tanta frequência. O cumulo que eu vi na FIAT era a troca da correia dentada do marea 5 cilindros, que por padrão, teria que tirar motor e caixa fora para troca-la, então fui na concessionaria conversar para saber como resolviam isso, por ninguém ia pagar essa mão de obra, e na concessionária eles davam a opção de cortar o para-lama por dentro, fazer uma funilaria na parte cortada e colocar de volta no para-lama por dentro. Por isso, nunca troquei a correia dentada de um marea 5 cilindros, pois não iria cortar parte nenhuma de carro, e nem fazer serviço meia-sola. Uma coisa são erros, outra bem diferente são estudos. Calibragem de pneu confio cegamente no que projetaram até que me provem realmente ao contrario, pois o pneu do up! já é um pneu diferenciado, e é até motivo de descrença dos frentistas do posto quando mando calibrar. (12/05/2014 14:52)Leovza Escreveu: Pelo contrário, a calibragem é puramente teórica, é calculado pelo Ãndice de carga do pneu, pressão máxima nessa carga e é feito uma regra de três baseado no peso em cada eixo (peso do carro + carga). Exatamente, é tudo um estudo, não funciona a receita "se deu bem em um, vai dar certo aqui", até a cambagem do Vw Polo Bluemotion é diferenciada do Polo "normal". O pneu é diferenciado por algum motivo, e ele deve ter sido testado nas mais diferentes opções de terreno e condição, e feito a média. SIM, A MÉDIA, pois ninguém roda só em um determinado terreno, tem dias que chove, tem dias que estão super quentes, ruas esburacadas, ruas lisas, trajetos curtos, trajetos longos. EU, pelo menos EU, não fico calibrando o pneu cada vez que o tempo muda ou cada vez q mudo meu trajeto, eu calibro conforme indicado quando encho o tanque, simples assim. Isso se assemelha a velha historia, "Pneu novo na frente ou atrás", gera muita discussão, mas o estudo foi feito e provado, e contra fatos, não vejo argumentos. |
|||
|
12/05/2014, 19:14
|
|||
|
|||
|
Não interessa onde o carro ande e sim do peso do carro e das caracterÃsticas do pneu.
O up! Aro 14" se não me engano usa o goodyear GPS Duraplus Fuelmax 84T @ 51 psi máximo (?). Ou seja esse pneu resiste a até 500kg (Ãndice 84) a 51 psi ou 1000kg por eixo a 51psi. Se calcula quanto cada eixo pesa e faz esse cálculo. Pode colocar aro 20 ou aro 13 que o cálculo é o mesmo, Ãndice de carga e pressão máxima do pneu com o peso em cada eixo. Ja para saber a divisão correta só fazer a proporção baseado na pressão recomendada de fábrica, se é 36/36psi a divisão de peso do carro na condição indicada é 50/50%. Se o carro tivesse 200kg em cada eixo, com esses pneus a pressão correta seriam 11 psi (a conta daria 10,2psi porém sempre se arredonda pra cima). |
|||
|
12/05/2014, 21:04
|
|||
|
|||
|
Sei la a grande verdade é que esse duraplus com ou sem calibragem correta continua a ser uma merda de pneu tanto na chuva quanto no seco. Alguém mais esta tendo problemas com esse pneu de desgarrar fácil na chuva ?
|
|||
|
« Anteriores | Seguintes »
|
Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Pesquisar
Lista de Membros
Calendário
Ajuda

- Porto Alegre