|
Troca de velas up tsi
|
|
19/09/2019, 10:32
(Resposta editada pela última vez em: 19/09/2019 10:36 por Jduarte.)
|
|||
|
|||
RE: Troca de velas up tsi
(18/09/2019 11:00)alcovadomamute Escreveu: Seria o ideal... Mas e o cagaço de danificar a rosca da vela, e por conseguinte, o cabeçote inteiro????? Esse motor TSI é excepcional, mas é bem chatinho de se lidar! normalmente rosca de vela só é danificada se a pessoa tentar "arrancar medula óssea" dela ao apertá-la, o que, aliás, pode ser conseguido se o cara usa somente etanol e não mexe nas velas por anos, tendo a possibilidade dela estar colada por ferrugem (nela mesma, já que o cabeçote é em liga de alumÃnio) e quebrar na tentativa de ser retirada. Aà sim é dor de cabeça. As duas velas têm um anel de assentamento diferentes: a do TSI é uma arruela lisa, não é exatamente deformável, e a do MPI é arruela de compressão, que após uma ou duas retiradas chega a uma espessura em que não se comprimirá mais. Os dois tipos exigem um torque qualquer para o aperto correto. As velas convencionais são instaladas na primeira vez rosqueando-se até que ela encoste firme no cabeçote, e em seguida dá-se 3/4 de volta no aperto. Sei lá que torque isso representa, mas esse é o roteiro da primeira instalação dela. Nas próximas vezes em que elas forem retiradas (para manutenção/conservação) ao serem recolocadas não será do mesmo jeito, já que o anel já estará comprimido... em geral, ao ser recolocada nas próximas vezes, o aperto adequado será algo como dar no máximo apenas 1/8 de volta na ferramenta de aperto. Já as velas do TSI, ao serem recolocadas após uma manutenção não devem ser apertadas em excesso, seu anel não é comprimÃvel... rosqueou e encostou na base do cabeçote, será algo como dar entre 1/16 e 1/8 de volta na ferramenta. Bom, uma forma de descobrir sobre o aperto das velas do TSI, é fazendo uma marca na ferramenta que for usada para tirar a vela, apontada para onde está o bico injetor, antes da vela ser retirada. A vela não pode se soltar da chave de vela, senão perde-se a referência. Com isso em mente, ao recolocar a vela de volta (encaixada na chave de vela orientada do mesmo jeito), ao rosquear até o fim firmemente com a mão, observar para onde a marca feita na ferramenta está apontando, e apertar até a direção do bico injetor, como estava no inÃcio... No meu Catch_up!, devido à minha modificação nas velas, eu as tiro a cada 5 mil km para manutenção e acompanhamento. Então já fiz isso 7 vezes nesse jogo de velas. Elas foram colocadas, novas, quando meu carro tinha 1.600 km, e já estou perto da próxima vez, aos 40 mil do carro. E só depois de umas 3 ou 4 vezes é que entendi que o motor tem que estar quente para a retirada das bobinas, senão elas ficam muito agarradas na porcelana das velas... neste caso, eu realmente tinha medo de quebrar a borracha das bobinas. ![]() ah, e pode-se usar WD40 na rosca, limpando em seguida apenas o excesso com estopa ou pano, antes de ser recolocada. É uma boa prática. |
|||
|
« Anteriores | Seguintes »
|
Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Pesquisar
Lista de Membros
Calendário
Ajuda

- São Paulo - SP