|
Rodas aro 16
|
|
31/01/2017, 13:50
(Resposta editada pela última vez em: 31/01/2017 14:04 por Niklasbh.)
|
|||
|
|||
RE: Rodas aro 16
(31/01/2017 10:47)Renatoo Escreveu: Tbm achei um aumento de consumo considerável, por isso postei aqui minha experiencia, pois quando decidi colocar os 16 nao achei ninguém que falasse algo mais exato sobre o consumo. Mas estou gostando muito da nova cfg de roda. Então, faz tempo que não posto, mas estava acompanhando o thread de vcs pq estou para colocar uma Binno B1000 R16 no meu e queria descobrir a melhor medida dos pneus. Agora em relação ao consumo temos que levar em conta vários fatores, creio eu. A resistência à rolagem do R16 claro que é superior ao R14 e 15, bem como o coeficiente aerodinâmico muda pela maior largura de pneus, mas esses fatores jamais influenciarão tanto a ponto de fazer piorar o consumo de 16,6 para 14,4 só por causa do aumento de duas polegadas. Nesse caso eu creio que uma coisa que não foi levada em consideração foi o aumento do raio/diâmetro total da roda + pneu, ou seja, o tamanho total do conjunto. O ECU do carro faz o calculo da distância percorrida pelo número de rotações da roda em relação ao tamanho original de fábrica, informado ao ECU na data de produção do carro (provavelmente os engenheiros usam a medida R14 com pneus 185/60, ou coisa parecida). Dessa forma, quando vc está calçando R14 185/60, por exemplo, a cada XXX giros da roda fecha 1 quilômetro rodado. Com a nova medida de raio e pneus o número de voltas do conjunto para fechar 1 km vai ser o mesmo para o ECU do carro, mas a cada giro da roda a distância percorrida será alguns centÃmetros a mais do que com a medida anterior (por exemplo R14). Ou seja, quando o ECU do carro entender que fechou 1 km, na verdade o carro poderá ter se deslocado por 1 km e 30 metros POR EXEMPLO. Isso faz com que o consumo caia quando vc for fazer o cálculo na bomba de combustÃvel, pois vc irá dividir o número de km rodados pelos litros consumidos, mas na verdade vc provavelmente terá percorrido bem mais quilômetros reais do que o odômetro estará marcando. Para dar um exemplo, se na bomba vc rodou só 500 km com um tanque de 50 litros, a média vai dar 10km/l, mas na verdade, como a cada giro da roda maior vc se desloca alguns centÃmetros a mais que com o R14. Então, vc terá na verdade percorrido 550 ou 580 km reais, elevando a média real para 11,6 POR EXEMPLO. Pelo mesmo motivo, quando se muda para um aro maior, tem que se redobrar o cuidado com lombadas eletrônicas e radares de velocidade pois o "erro" do velocÃmetro cai em relação à velocidade real. Com R14 eu passava a 50 cravados (no velocÃmetro) na lombada e o equipamento marcava 45. Com o R15 qdo passo a 50 cravados a velocidade medida pelo equipamento foi para 47-48. Agora com R16 vou ainda fazer o teste, mas creio que o velocÃmetro não terá mais erro entre velocidade real (do GPS por exemplo) e a mostrada no velocÃmetro. Dito tudo isso, EU ACHO que no caso da diminuição de consumo relatada acima no TSi do amigo, têm outros fatores que devem ser considerados. O peso levado pelo carro é um fator gigante para o consumo, bem como é o diâmetro total da nova configuração de roda + pneu. O carro deve sim estar gastando mais, mas a diferença REAL deve ficar entre 0,5 e 1 km/l no máximo. Deixando bem claro que isso tudo é um "chute educado" meu, baseado em diferenças de consumo do meu carro qdo mudei do R14 185/60 para o R15 195/60 (a diferença de diâmetro é bastante considerável). Ademais, parabéns aos três donos com fotos aqui do thread!! Rodas espetaculares!!! Combinaram demais da conta com os carros. Gostei muuuuito dessa última roda 16 preta com diamantado e seis pontas. Ficou muitcho top! |
|||
|
« Anteriores | Seguintes »
|
| Mensagens neste Tópico |
|
Rodas aro 16 - Netto - 15/01/2016, 00:52
RE: Rodas aro 16 - RodrigoTsi - 15/01/2016, 09:04
RE: Rodas aro 16 - Netto - 15/01/2016, 11:42
RE: Rodas aro 16 - Passarini - 15/01/2016, 11:56
RE: Rodas aro 16 - Passarini - 15/01/2016, 10:01
RE: Rodas aro 16 - Passarini - 15/01/2016, 12:36
RE: Rodas aro 16 - joaopedr0 - 15/01/2016, 22:43
RE: Rodas aro 16 - Reinaldo Oliveira - 20/01/2016, 10:34
RE: Rodas aro 16 - girardi - 23/04/2016, 21:34
RE: Rodas aro 16 - rlrenz - 25/04/2016, 08:43
RE: Rodas aro 16 - erlon - 25/04/2016, 18:51
RE: Rodas aro 16 - Cristiano Schmitz - 23/09/2016, 17:37
RE: Rodas aro 16 - keivan53 - 29/01/2017, 20:10
RE: Rodas aro 16 - carlos48826 - 25/04/2016, 22:51
RE: Rodas aro 16 - Netto - 26/04/2016, 09:45
RE: Rodas aro 16 - Herreralex - 26/04/2016, 10:40
RE: Rodas aro 16 - Felipe723 - 26/04/2016, 16:39
RE: Rodas aro 16 - erlon - 26/04/2016, 23:57
RE: Rodas aro 16 - WCR CALDAS - 31/05/2016, 20:28
RE: Rodas aro 16 - gazineo - 30/04/2016, 16:14
RE: Rodas aro 16 - erlon - 06/06/2016, 23:41
RE: Rodas aro 16 - Beto_TSI - 19/08/2016, 23:05
RE: Rodas aro 16 - Leovza - 20/08/2016, 08:16
RE: Rodas aro 16 - Beto_TSI - 20/08/2016, 11:42
RE: Rodas aro 16 - marcinho - 30/09/2016, 16:02
RE: Rodas aro 16 - jmarcosfilho - 01/12/2016, 14:49
RE: Rodas aro 16 - Renatoo - 30/01/2017, 23:21
RE: Rodas aro 16 - The Mole - 31/01/2017, 08:58
RE: Rodas aro 16 - Renatoo - 31/01/2017, 10:47
RE: Rodas aro 16 - Niklasbh - 31/01/2017 13:50
RE: Rodas aro 16 - Renatoo - 31/01/2017, 14:32
RE: Rodas aro 16 - Niklasbh - 31/01/2017, 15:08
RE: Rodas aro 16 - Renatoo - 31/01/2017, 18:24
RE: Rodas aro 16 - Niklasbh - 31/01/2017, 22:53
RE: Rodas aro 16 - The Mole - 01/02/2017, 08:59
RE: Rodas aro 16 - Niklasbh - 01/02/2017, 13:51
RE: Rodas aro 16 - mhathner - 10/04/2017, 11:00
RE: Rodas aro 16 - Niklasbh - 10/04/2017, 12:21
RE: Rodas aro 16 - mhathner - 10/04/2017, 14:32
RE: Rodas aro 16 - Niklasbh - 10/04/2017, 15:06
RE: Rodas aro 16 - mhathner - 13/04/2017, 10:16
RE: Rodas aro 16 - Niklasbh - 13/04/2017, 19:58
RE: Rodas aro 16 - The Mole - 12/04/2017, 12:09
RE: Rodas aro 16 - neto_bigboss - 13/04/2017, 11:21
RE: Rodas aro 16 - jmarcosfilho - 13/04/2017, 15:14
RE: Rodas aro 16 - DavidPro - 11/06/2017, 21:10
|
Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Pesquisar
Lista de Membros
Calendário
Ajuda

- 

