(07/12/2015 10:51)Ronaldo Vianna Escreveu: Cara e quem disse que o cara e conceituado ou não ?
O cara e um engenheiro que integra o projeto do UP TSI que já é um projeto Brasileiro baseado na plataforma do Europeu.
Eu só citei o comentário do cara, e ele disse sim o motivo, mas como trata-se de uma conversa informal e por sinal particular, aliado ao cinismo da pergunta tu vais ficar sem saber.
O carro é teu, tu usa a gasolina que desejar ou a que tiver grana para abastecer.
Se o sujeito se diz engenheiro e fez/faz parte do time que projetou o carro em questão, indica que ele no mÃnimo deveria ter respaldo sobre o assunto comentado.
Eu só acredito em fatos e não no que alguém diz, por isso perguntei se tinha uma explicação plausÃvel. Inclusive creio que qualquer informação a mais é bem vinda na discussão e pode ajudar a todos a aprender e entender mais sobre esse tema que sempre causa muita polêmica. Na minha opinião não se pode afirmar algo sem ter um bom motivo. Dizer que gasolina X é "veneno" e gasolina Y ou Z são boas é uma afirmação que pode influenciar pessoas a mudarem o combustÃvel utilizado sem uma boa razão, uma explicação, digamos, técnica do motivo.
Sobre sua ultima frase, totalmente desnecessária, sim é meu e coloco o que eu quiser e puder assim como o amigo tbm o faz e sejamos felizes dessa maneira.
Abç.
(07/12/2015 17:06)maraccini Escreveu: Besteira toda gasolina vendida na Europa é Aditivada independente se é de verão ou inverno e da octanagem, no Brasil existe projeto para que toda gasolina vendida seja Aditivada (era para entrar em outubro/15 e foi adiado). E inclusive é indicada pela SAE Brasil para manter motor limpo com menor emissão de poluentes e ter o máximo desempenho e consumo ao qual foi projetado.
Carros Flex se tiver vazão dos bicos menor devido a baixa vazão na bomba (devido a pescador, regulador de pressão e filtro sujos/entupidos) e sujeira nos bicos e devido a alta taxa a mistura pobre eleva muito a temperatura e causa superaquecimento estragando a junta e ou até levando o motor a fundir!!Â
Devido a isto que é tão importante usar gasolina Aditivada não que ela limpe muito ( tem pouco aditivos de limpeza e dispersantes ) mas evita e ou mantém por mais tempo limpo o sistema de injeção se usada desde o inicio. E Limpa cabeça do pistão reduzindo pontos quentes que podem gerar pré ignição (batida de pino) e nos com injeção indireta ainda limpam as válvulas de admissão do carvão reduzindo perda de compressão!!! Entre outras .
As únicas restrições ao uso de gasolina Aditivada é em carros com ALTA KM que somente usaram gasolina normal e que a limpeza pode acarretar um entupimento do sistema de injeção, neste caso deve ir misturando a gasolina normal um pouco de Aditivada e ir aumentando a proporção até ficar somente com a Aditivada. A Aditivada nestes casos de alta km pode ainda fazer uma limpeza entorno dos anéis/cilindro GASTOS e aumentar consumo de óleo e neste caso diluir o óleo . Mas isto só acontece em motores muito rodados e com desgaste a ponto de retifica !! E é problema do motor não da gasolina Aditivada e mesmo assim o uso da formulada ( normal) seria muito pior!!
 Assim como é indicado o uso de etanol aditivado (power) por ter entre outros aditivos lubrificantes deficiência conhecida do etanol que causa desgaste em sede de válvulas e a formação de gel que entope o sistema de injeção !
O rodÃzio de combustÃveis (4X 1) ajuda a limpar pois a gasolina Aditivada limpa  a sujeira do etanol e este ultimo limpa a sujeira da gasolina .
Ainda outra vantagem de se usar Aditivada é que 50% da gasolina comum vendida no mercado é a "Formulada"  um  lixo uma espécie de gasolina adulterada oficial feita com resto petroquÃmicos e solventes. ( tem cheiro diferente, massa diferente e é mais volátil não por ter componentes mais nobres e sim por solventes ) imagina este lixo no motor !!!
e não é só postos com bandeira pequenas que vendem maiores fornecedores são Shell e Ipiranga.
Outra incoerência do colega que disse para usar gasolina Podium ou gasolina normal e que a Aditivada era veneno para motor é que TODAS as gasolinas Premium e a Podium são Aditivadas (tem aditivos detergentes e dispersantes entre outros) assim como a gasolina Aditivada.
Se frase viesse de um leigo tudo bem mas de um colega .... Deixa pra lá.
Espero ter ajudado nas duvidas.
A única vantagem do uso da Podium em carros com injeção direta ( na estratificada é ainda mais necessária) é que esta tem 30 ppm de enxofre enquanto as outras tem 50 ppm
Parabéns maraccini pela ótima explicação, era isso o que eu sabia sobre as gasolinas comuns e aditivadas, eu não teria explicado de melhor maneira.