VW Up Clube do Brasil
Nível do óleo e outros! - Versão para Impressão

+- VW Up Clube do Brasil (https://www.vwupclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-6.html)
+--- Fórum: Motor e Elétrica (/forum-7.html)
+--- Tópico: Nível do óleo e outros! (/thread-637.html)

Páginas: 1 2 3 4 5 6

Nível do óleo e outros! - FiveStar - 27/09/2014 22:03

Boa noite!

Após rodar com o carro somente da CSS para casa e deixar parado desde então, hoje resolvi abrir o capô e checar os fluídos.

Comecei pelo líquido de arrefecimento e estava ok, aqui vale uma dúvida, a tampa preta do reservatório de expansão fica meio solta?

Ela não aperta, é como se batesse em um batente e se voltar um pouco ela fica completamente folgada, notei que o miolo da tampa é giratório e tem um anel de vedação.

Nunca vi uma tampa desse tipo, geralmente ela aperta que é ruim de tirar se precisar completar o fluído.

Agora o principal fato que me fez abrir o tópico, por que os fabricantes insistem em mandar os carros com mais óleo que o especificado?

Puxei a vareta e tem pelo menos 1cm de óleo acima do MAX, deve ser no mínimo meio litro acima do limite.

Recomendam tirar um pouco esse excesso?

Notei também uma dificuldade em encaixar a vareta, antes de chagar no final algo como faltando uns 2 dedos para bater no batente, ela simplesmente bate em alguma coisa lá dentro do motor e pode forçar um pouco que não vai, tem que dar uma girada de leve para liberar do possível obstáculo ai sim ela encaixa certinho.

A vareta também tem a ponta super afiada o que pode causar até uma possível limalha de alumínio pois vai raspando no canal até chegar no carter.

[]'s

RE: Nível do óleo e outros! - Cadu5000 - 27/09/2014 23:17

Fala amigão,

A tampa do meu reservatório de expansão não fica "bambo", aperto ele até dar um clic. A vareta realmente bate em algo, daí vou empurrando devagar e jeito

RE: Nível do óleo e outros! - thiagolima - 28/09/2014 01:02

(27/09/2014 22:03)FiveStar Escreveu:  Boa noite!

Após rodar com o carro somente da CSS para casa e deixar parado desde então, hoje resolvi abrir o capô e checar os fluídos.

Comecei pelo líquido de arrefecimento e estava ok, aqui vale uma dúvida, a tampa preta do reservatório de expansão fica meio solta?

Ela não aperta, é como se batesse em um batente e se voltar um pouco ela fica completamente folgada, notei que o miolo da tampa é giratório e tem um anel de vedação.

Nunca vi uma tampa desse tipo, geralmente ela aperta que é ruim de tirar se precisar completar o fluído.

Agora o principal fato que me fez abrir o tópico, por que os fabricantes insistem em mandar os carros com mais óleo que o especificado?

Puxei a vareta e tem pelo menos 1cm de óleo acima do MAX, deve ser no mínimo meio litro acima do limite.

Recomendam tirar um pouco esse excesso?

Notei também uma dificuldade em encaixar a vareta, antes de chagar no final algo como faltando uns 2 dedos para bater no batente, ela simplesmente bate em alguma coisa lá dentro do motor e pode forçar um pouco que não vai, tem que dar uma girada de leve para liberar do possível obstáculo ai sim ela encaixa certinho.

A vareta também tem a ponta super afiada o que pode causar até uma possível limalha de alumínio pois vai raspando no canal até chegar no carter.

[]'s

Em relação ao óleo eu percebi ambas as coisas. Acontece que eu verifiquei o nível mas acho que o motor não estava totalmente frio na ocasião, mas estava alto.

Em relação à vareta, também percebi esta questão para encaixar, mas não vejo grandes problemas nisso, com o tempo você pega o jeito, eu acho...

Abraços
Thiago Lima

RE: Nível do óleo e outros! - FiveStar - 28/09/2014 02:39

Já deu para ver que a vareta é assim mesmo agora a tampa do reservatório de expansão não dá esse "clic", aqui vou girando ela sem esforço até bater em um limitador e pode forçar que não vai mais que isso, um simples toque no sentido contrário e já fica folgada.

RE: Nível do óleo e outros! - Junior1973 - 28/09/2014 14:12

O nível do óleo lubrificante também veio acima do nível máximo delimitado na vareta, na revisão de 10.000 km do meu primeiro Up!. Retornei a ccs e o mecânico disse que não havia problema.

RE: Nível do óleo e outros! - fclavery - 28/09/2014 18:38

(28/09/2014 14:12)Junior1973 Escreveu:  O nível do óleo lubrificante também veio acima do nível máximo delimitado na vareta, na revisão de 10.000 km do meu primeiro Up!. Retornei a ccs e o mecânico disse que não havia problema.

No meu a mesma coisa, nível do óleo acima do normal, acima do MAX, fui na CS e falei com o "consultor" técnico e me disse para ñ mexer e deixar como está q é normal, dai já estava preparado com o manual q diz NÃO SER NORMAL, só q mesmo assim tive q abaixar a cabeça e ir embora sem solução, safados! *AKI É BRASIL*, nos EUA não repetem essa atitude, senão no outro dia o cliente retorna armado e atirando pra todos os lados matando quem passar na frente kkkkkk

RE: Nível do óleo e outros! - Admin - 29/09/2014 10:13

Hoje em dia é difícil encontrar um carro fabricando recentemente em que isso acontece. Meu carro acontece isso, já que o mesmo usa 4 litros de óleo quando trocado junto com seu filtro, e sempre fica bem acima do nível máximo. E aí, devo colocar menos do que a Renault mostra para ficar batendo certinho na vareta e ajudar a prejudicar o motor, ou coloco a quantidade informada no manual e mantenho meu motor em dia?

Inclusive já vi um vídeo do Canal Hight Torque, no Youtube, onde tinham dois carros exatamente iguais (acho que eram Palio, do mesmo ano/modelo e especificações) onde as duas varetas do óleo eram diferentes, uma mais curta e outra mais comprida...

RE: Nível do óleo e outros! - FiveStar - 30/09/2014 15:04

Quando tinha o Clio o manual mandava por 4L mas com 3,5 já chegava no Max e isso trocando o filtro sempre, então voltava para casa com meia garrafa de óleo.

Vi esse vídeo sobre os pálios, o que vale é o que está no manual e lá fala que tem que ficar entre o Min e o Max.

Sera que vale apena mandar tirar um pouco? Deve ter meio litro a mais no mínimo.

RE: Nível do óleo e outros! - AUSR444BRA - 30/09/2014 18:14

A tampa de expansão é solta assim mesmo, nos carros hondas é assim também.

RE: Nível do óleo e outros! - Admin - 30/09/2014 18:40

(30/09/2014 15:04)FiveStar Escreveu:  Quando tinha o Clio o manual mandava por 4L mas com 3,5 já chegava no Max e isso trocando o filtro sempre, então voltava para casa com meia garrafa de óleo.

Vi esse vídeo sobre os pálios, o que vale é o que está no manual e lá fala que tem que ficar entre o Min e o Max.

Sera que vale apena mandar tirar um pouco? Deve ter meio litro a mais no mínimo.

O que vale é o que está no manual que indica 4 litros de óleo quando é efetuado a troca do filtro. Quer motor seguro? Siga a recomendação do manual sempre.