VW Up Clube do Brasil
TSI é bomba? - Versão para Impressão

+- VW Up Clube do Brasil (https://www.vwupclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-6.html)
+--- Fórum: Motor e Elétrica (/forum-7.html)
+--- Tópico: TSI é bomba? (/thread-3971.html)

Páginas: 1 2

TSI é bomba? - mateusaf - 16/11/2019 12:30

Bom dia, boa tarde, boa noite.
Tenho um UP MPI e estou considerando trocar de carro. Como estou dirigindo uns 60 km por dia, o consumo é muito importante, e nisso o UP é imbatível. Olhei uns carros automáticos, mas são todos muito caros e beberrões. As opções com consumo mais baixo são mais modernos e não estou disposto a gastar tanto assim. Além do mais não compro carro 0 km, acho que é possível comprar seminovo com qualidade.
Por fim acabei me interessando em continuar com o UP, mas na versão TSI.
Queria saber se ele tem algum problema crônico, pois no Brasil, a fama dos carros turbo não é das melhores. A manutenção é muito diferente do MPI? O que eu devo saber antes de comprar?
Pretendo comprar o modelo 2018 com o cluster novo.

Abraço

RE: TSI é bomba? - paulohn - 18/11/2019 13:17

(16/11/2019 12:30)mateusaf Escreveu:  Bom dia, boa tarde, boa noite.
Tenho um UP MPI e estou considerando trocar de carro. Como estou dirigindo uns 60 km por dia, o consumo é muito importante, e nisso o UP é imbatível. Olhei uns carros automáticos, mas são todos muito caros e beberrões. As opções com consumo mais baixo são mais modernos e não estou disposto a gastar tanto assim. Além do mais não compro carro 0 km, acho que é possível comprar seminovo com qualidade.
Por fim acabei me interessando em continuar com o UP, mas na versão TSI.
Queria saber se ele tem algum problema crônico, pois no Brasil, a fama dos carros turbo não é das melhores. A manutenção é muito diferente do MPI? O que eu devo saber antes de comprar?
Pretendo comprar o modelo 2018 com o cluster novo.

Abraço

De crônico existe (ou existia) um problema nos bicos de injeção. Li aqui no fórum mesmo que cada bico custa cerca de R$ 1.000. Por ser injeção direta é bem mais caro mesmo que os 'tradicionais'.

Mas, parece que foi coisa das primeiras gerações. Num video do Youtube vi o cara que faz a mecânica do canal "Alta RPM" dizendo que o problema foi corrigido no ano/modelo 2016 em diante (mas só vi essa informação lá, não encontrei em mais nenhum lugar).

RE: TSI é bomba? - Massa - 19/11/2019 13:59

Também tem um post da galera com problema de turbina nas primeiras gerações. Mas como está olhando modelo 2018 as chances de problemas é menor.
Certamente vai gastar mais na manutenção com o TSI. E por ser injeção direta, as chances de dar problemas é maior graças ao lixo de combustível que temos... então o ideal é rodar com aditivado. Mas pelo alto preço do combustível vale a pena rodar com aditivado no TSI pra ter um pouco mais de autonomia em relação ao MPI?

Já viu o Etios? Pelo preço de um TSI 2018 deve encontrar ótimas opções e até automático.

RE: TSI é bomba? - mateusaf - 19/11/2019 14:15

(19/11/2019 13:59)Massa Escreveu:  Também tem um post da galera com problema de turbina nas primeiras gerações. Mas como está olhando modelo 2018 as chances de problemas é menor.
Certamente vai gastar mais na manutenção com o TSI. E por ser injeção direta, as chances de dar problemas é maior graças ao lixo de combustível que temos... então o ideal é rodar com aditivado. Mas pelo alto preço do combustível vale a pena rodar com aditivado no TSI pra ter um pouco mais de autonomia em relação ao MPI?

Já viu o Etios? Pelo preço de um TSI 2018 deve encontrar ótimas opções e até automático.

Já dei uma olhada no Etios, mas o fato de ele ter só 4 marchas, sem opção de troca manual, somado ao seu painel horrível, me afastaram dessa opção.

RE: TSI é bomba? - Marinho86 - 19/11/2019 15:58

(18/11/2019 13:17)paulohn Escreveu:  De crônico existe (ou existia) um problema nos bicos de injeção. Li aqui no fórum mesmo que cada bico custa cerca de R$ 1.000. Por ser injeção direta é bem mais caro mesmo que os 'tradicionais'.

Mas, parece que foi coisa das primeiras gerações. Num video do Youtube vi o cara que faz a mecânica do canal "Alta RPM" dizendo que o problema foi corrigido no ano/modelo 2016 em diante (mas só vi essa informação lá, não encontrei em mais nenhum lugar).

Quanto ao preço dos bicos, já é bem mais em conta que isso. No Mercado Livre já vi o kit com três por uns R$ 550,00 (não que seja algo barato pra se trocar).
E como você falou, quase não vemos falar sobre esse problema, comparado há um ou dois anos atrás.

Com o TSI o usuário tem que cuidar muito com a qualidade do combustível.

RE: TSI é bomba? - paulohn - 19/11/2019 17:56

(19/11/2019 15:58)Marinho86 Escreveu:  Quanto ao preço dos bicos, já é bem mais em conta que isso. No Mercado Livre já vi o kit com três por uns R$ 550,00 (não que seja algo barato pra se trocar).
E como você falou, quase não vemos falar sobre esse problema, comparado há um ou dois anos atrás.

Com o TSI o usuário tem que cuidar muito com a qualidade do combustível.

Qual melhor opção a se usar? (supondo postos honestos)

- Gasolina aditivada;
- Gasolina comum + aditivo (por exemplo, Direct Clean da Koube);
- Álcool.

Estou há pouco tempo com o carro. No 3o abastecimento. No segundo eu coloquei um frasco de Direct Clean junto de gasolina comum.

RE: TSI é bomba? - Marinho86 - 21/11/2019 11:42

(19/11/2019 17:56)paulohn Escreveu:  Qual melhor opção a se usar? (supondo postos honestos)

- Gasolina aditivada;
- Gasolina comum + aditivo (por exemplo, Direct Clean da Koube);
- Álcool.

Estou há pouco tempo com o carro. No 3o abastecimento. No segundo eu coloquei um frasco de Direct Clean junto de gasolina comum.

Acho que o mais importante, de longe, é ter um posto confiável. O maior veneno, na minha opinião, são os combustíveis adulterados (água no alcool e solvente na gasolina).
Eu gosto de abastecer com gasolina aditivada, mas já passei muito tempo usando só a comum. Quanto a escolha entre álcool e gasolina, pra mim, quem define é o preço, abasteço com o quem compensa mais.

RE: TSI é bomba? - Antonio Fernandes - 21/11/2019 22:10

Em vista dos péssimos, irresponsáveis e negligentes motoristas carro usado pra mim só de quem conheço muito bem, turbo então nem pensar, prefiro pagar um pouco mais e ir de zero mesmo. Mas quem quiser arriscar tenha em mãos o telefone do esquadrão antibombas (risos).

RE: TSI é bomba? - DeLeon - 22/11/2019 20:51

Bomba na certa. O mpi é bomba, cuidei sempre, tomou um prejuízo de 4 mil reais. Nunca mais

RE: TSI é bomba? - Massa - 23/11/2019 08:42

(22/11/2019 20:51)DeLeon Escreveu:  Bomba na certa. O mpi é bomba, cuidei sempre, tomou um prejuízo de 4 mil reais. Nunca mais
Detalhe mais o que aconteceu no seu mpi...
Também tenho um mpi que cuido desde zero e nada de surpresas sérias desde então. Só revisões normais de uso e características do carro que a galera que está mais tempo aqui já sabe.