VW Up Clube do Brasil
Como limpar o sistema de freio a disco do carro - Versão para Impressão

+- VW Up Clube do Brasil (https://www.vwupclube.com.br)
+-- Fórum: Geral (/forum-1.html)
+--- Fórum: Tutoriais (/forum-4.html)
+--- Tópico: Como limpar o sistema de freio a disco do carro (/thread-3652.html)

Como limpar o sistema de freio a disco do carro - Admin - 01/10/2018 18:29

Pessoal, nesse vídeo mostro pra vocês como fazer a limpeza do sistema de freio a disco do carro. O ideal era ter desmontado todo o sistema de freio, mas apesar do vídeo ter sido feito em uma Fiat Idea todas as instruções servem para freio a disco dianteiro ou traseiro e em qualquer veículo que utilize sistema de freio semelhante.

Apesar de bem simples, essa manutenção é muito importante não só como corretiva mas é muito importante que se faça uma limpeza dessa de forma preventiva para que seu carro pare sempre com eficiência e segurança.

Assistam ao vídeo:

https://youtu.be/kLCkuzxF3mA

RE: Como limpar o sistema de freio a disco do carro - AldreySilva - 03/10/2018 13:03

Legal o vídeo, obrigado por compartilhar, não havia pensado em limpar assim não, eu já vi limpeza no tambor assim.

Mas uma duvida quando a retirar a pinça, se eu não tirar a pastilha não preciso mexer com o fluido certo?
Não sei se é verdade aquela historia que quando troca a pastilha tem que fazer sangria no fluido.

RE: Como limpar o sistema de freio a disco do carro - Admin - 04/10/2018 09:46

Bom, você pode tirar a pastilha sem mexer no fluido e no pistão da pinça (recolher o pistão pode dar problema no módulo do ABS), tem que fazer com jeitinho que consegue, mas só o fato de tirar o conjunto do lugar já ajuda a limpar bem melhor.

A troca do fluido tem que ser feita no máximo a cada 2 anos, portanto se sua pastilha durar mais que isso e precisar de troca então realmente é preciso fazer a troca do fluido de freio, assim mantém todo sistema de freio do carro 100%.

RE: Como limpar o sistema de freio a disco do carro - Admin - 04/10/2018 09:47

Pessoal, nesse vídeo dou o feedback sobre a limpeza do sistema de freio a disco do meu carro, falo como ficou depois da limpeza, faço algumas observações, digo se percebi outras melhorias no freio além do objetivo de resolver o problema que me fez fazer a limpeza. Assistam ao vídeo:

https://youtu.be/7T2q88PXWXo

RE: Como limpar o sistema de freio a disco do carro - AldreySilva - 04/10/2018 16:25

(04/10/2018 09:46)Admin Escreveu:  Bom, você pode tirar a pastilha sem mexer no fluido e no pistão da pinça (recolher o pistão pode dar problema no módulo do ABS), tem que fazer com jeitinho que consegue, mas só o fato de tirar o conjunto do lugar já ajuda a limpar bem melhor.

A troca do fluido tem que ser feita no máximo a cada 2 anos, portanto se sua pastilha durar mais que isso e precisar de troca então realmente é preciso fazer a troca do fluido de freio, assim mantém todo sistema de freio do carro 100%.

Entendi, obrigado.

RE: Como limpar o sistema de freio a disco do carro - ARISTEU - 04/10/2018 23:22

pra fazer a limpeza do freio dianteiro eu aplico limpador universal com um pulverizador, depois jogo água com pressão. nem precisa tirar a roda