![]() |
|
Disco empenado - Versão para Impressão +- VW Up Clube do Brasil (https://www.vwupclube.com.br) +-- Fórum: Oficina (/forum-6.html) +--- Fórum: Rodas, Pneus e Suspensão (/forum-8.html) +--- Tópico: Disco empenado (/thread-2785.html) |
Disco empenado - Luciana de Oliveira Rabelo - 30/12/2016 14:34 Boa tarde, hoje fui fazer a primeira revisão do meu UP tsi , versão Cross com 8.209 km, trepidava quando eu pisava no freio a 80 km , para minha surpresa , o diagnostico da concessionaria V12 de Brasilia, foi que os discos dos freios estão empenados e comprovado pelo relógio comparador. Esse carro foi adquirido novo e eu rodo na cidade por volta de 50km por dia, ou seja , e um carro que transita em condições mais que normais. Fui informada que a fabrica vai avaliar a troca da peça em garantia, caso contrario eu terei que pagar a peça, que segundo a concessionaria, pode ter empenado com a diferença entre o calor e o frio. Minha pergunta e, esse não e um carro de corridas, e se o freio de disco não suporta as condições normais de trafico, com 8.200km, tem problema serio de qualidade. A troca de disco e esperada para um carro com 80.000. Eu gostaria de saber , se e comum, um up dar este tipo de problema, e se é possível buscar a reparação na justiça. RE: Disco empenado - Man On The Edge - 30/12/2016 15:01 (30/12/2016 14:34)Luciana de Oliveira Rabelo Escreveu: Boa tarde, hoje fui fazer a primeira revisão do meu UP tsi , versão Cross com 8.209 km, trepidava quando eu pisava no freio a 80 km , para minha surpresa , o diagnostico da concessionaria V12 de Brasilia, foi que os discos dos freios estão empenados e comprovado pelo relógio comparador. Isso não é coisa exclusiva do carro. Pode acontecer com qualquer carro, novo ou usado. Muito comum os discos empenarem quando estão muito quentes e logo em seguida se atravessar uma área alagada, por exemplo. O que dá pra fazer é mandar dar um passe no disco (retificá-los) para então continuar usando normalmente. Isso resolve na grande maioria dos casos. E não é caro... RE: Disco empenado - Jduarte - 04/01/2017 11:43 (30/12/2016 14:34)Luciana de Oliveira Rabelo Escreveu: Boa tarde, hoje fui fazer a primeira revisão do meu UP tsi , versão Cross com 8.209 km, trepidava quando eu pisava no freio a 80 km , para minha surpresa , o diagnostico da concessionaria V12 de Brasilia, foi que os discos dos freios estão empenados e comprovado pelo relógio comparador. meu filho empenou uns 2 pares de discos de freio de um Uno Mille 98, que tem desde 2008, seu primeiro carro. Após a retífica dos discos atuais, já há uns 3 ou 4 anos, ele não voltou a empenar... há poucos dias, quando observei isso, ele me disse que passou a usar o freio motor, praticamente freava o carro só no freio mesmo, e não eram frenagens suaves e isso aquece muito rapidamente os discos dando margem para acontecerem os empenos. Frear meio forte e depois ficar segurando o pedal quando o carro para, acumula um calor intenso no ponto de contato das pastilhas com os discos... o resto do disco está exposto e já começa a dissipar calor, mas onde as pastilhas encostam, não. Então se o seu uso é semelhante ao que ele fazia, frenagens sem o auxílio do freio motor, apenas com sorte conseguirá algum ressarcimento, ou cobertura de garantia, que aliás exclui discos e pastilhas, considerados ítens de desgaste por uso, a não ser que tenham defeito de fabricação comprovável. RE: Disco empenado - Leovza - 04/01/2017 12:48 Meu último carro que tive problemas com freio empenado foi uma strada 2003, era um atras do outro, troquei 2x em garantia, não troquei mais pois não tinha sac_, passei o carro para frente. Já cansei de andar em Fiat com disco empenado, na empresa tinha strada e era normal vibrar o freio, creio que exista algum problema no cubo na verdade. Seu caso pode ter sido de estar com freio bem quente e passou em uma grande poca d'Água Provocando o empenamento, não é comum mas pode perfeitamente acontecer, alguns carros até vem de fábrica com uma proteção atras do disco, como o jetta que tenho em casa, disco dianteiro e traseiro tem uma "calota" metálica por dentro protegendo os discos. Meu up já dei frenagem realmente forte até em altas velocidades e está perfeito. Por ser a 1ª revisão creio que a fábrica vá honrar com a garantia, agora um carro mais usado aí certamente não haveria garantia. RE: Disco empenado - rdgil - 10/01/2017 08:39 o meu up está com 20mil km e na revisão que fiz no final de novembro foram substituidos os discos. queriam me cobrar, mas bati o pé, discuti, e a fábrica trocou em garantia RE: Disco empenado - Bruna Carvalho - 18/01/2017 08:20 O meu apresentou esse problema com 50.000 km Troquei os discos e resolveu o problema. RE: Disco empenado - fnovo - 18/01/2017 09:21 O ponto principal de empenar o disco de freio é a troca rapida de temperaturas. Vejo muito em lava-rapido, o dono do carro chegar com o carro quente pra lavar, e os lavadores jogarem jato de agua direto no disco de freio, fazendo uma "fumaça".... pronto... disco empenado. O carro deve sempre ser lavado com a lata e motor frio. Em epocas de chuvas de verao, as vezes estamos com o disco de freio quente e logo na sequencia entramos em uma região que esta chovendo... isso tambem pode empenar o disco... Acontece com todos os carros, nao é um fato isolado do UP. Não acho que sera trocado em garantia. Um passe no disco e pastilhas novas podem "resolver a situação". RE: Disco empenado - canozi - 18/01/2017 12:29 Ja aconteceu comigo,havia trocado os discos do meu ex clio fazia umas 2 semanas,e cheguei de um longo percurso motor e rodas quentes,e lavei o carro...quando fui sair com o carro...estavam empenados...em épocas de chuvas de verão também pode acontecer...passar em uma parte alagada,poça... RE: Disco empenado - Leovza - 18/01/2017 12:36 Fim de semana fiz rodízio dos pneus e verifiquei que os discos dianteiros do tsi tem a proteção interna. RE: Disco empenado - ls1la - 21/01/2017 23:25 @Bruna Carvalho Vc trocou os discos de freios e pastilhas na concessionária? Poderia informar os valores?Se possível, peças e mão de obra? Pois meu up está fazendo um barulho estranho na roda dianteira esquerda e desconfio do freio. Faz um barulho "vum,vum,vum" e varia conforme a velocidade. Obs: meu up tem 50mil rodados Agradeço |