VW Up Clube do Brasil
Controle de tração - Versão para Impressão

+- VW Up Clube do Brasil (https://www.vwupclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-6.html)
+--- Fórum: Motor e Elétrica (/forum-7.html)
+--- Tópico: Controle de tração (/thread-2766.html)



Controle de tração - Phsilva76 - 16/12/2016 07:00

Peguei meu Cross Up TSI novo na semana passada. O carro é realmente fantástico. No entanto, quando arranco de primeira mais forte, ele patina. Não era para funcionar o controle de tração nessa circunstância e não deixar patinar? Nunca tive carro com Controle de tração.


RE: Controle de tração - canozi - 16/12/2016 08:04

Acredito que ele atue Mais em circunstancias como,curvas,pista molhada,e estrada de chão...experiencia própria em que o TC atuou comigo...ja tentei arrancar em 1 marcha forte em estrada de chão(bastante cascalho) e o tc não deixa o carro patinar de jeito nenhum...


RE: Controle de tração - Leovza - 16/12/2016 09:18

Tem varias atuações do TC, do up é o sistema mais simples, porém você vai aprender a usar, ele permite patinar um pouco porém se a roda patinar muito ele interfere, ele não interfere no diferencial como em sistemas com ESP que quando a roda direita patina ele freia ela transferindo a força do motor para a roda esquerda "buscando" tração.

Os carros antigos o tc sempre vinha com o ESP praticamente não deixava o carro patinar e isso é muito ruim! Tive um Vectra CD que era uma m... eu sequer conseguia arrancar em ladeiras íngremes, toda vez tinha que desativar, o carro engasgava a ponto de deixar morrer. Esse carro até foi roubado, o bandido saiu tentando cantar pneu, deu para ver claramente o carro saindo engasgando. Mas isso era por conta do sistema muito primário que o carro tinha, o próprio ABS era bem ruim em seu funcionamento.

O TC "bom" até permite patinar mas de forma controlada. Tenho um jetta, arrancando forte ele sai cantando pneu mas de forma "leve", ele apenas da umas cantadas e dispara, uma vez desliguei o TC via computador para um teste e arranquei, ele praticamente fritou os pneus, era evidente a diferença (fiz o teste em uma subida), comparado ao sistema ligado parecia que o carro não saia do lugar de tanto que patinava. Já testei em outros carros e também deixava patinar mas de forma controlada, desta forma você tem uma arrancada mais eficiente e caso precise de tração em piso escorregadio você vai ter o melhor resultado. Segurar o carro nas curvas é função do ESP, XDS e tal que o up não tem.