VW Up Clube do Brasil
Líquido de Arrefecimento? - Versão para Impressão

+- VW Up Clube do Brasil (https://www.vwupclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-6.html)
+--- Fórum: Motor e Elétrica (/forum-7.html)
+--- Tópico: Líquido de Arrefecimento? (/thread-2108.html)

Páginas: 1 2 3


Líquido de Arrefecimento? - LeoBA - 02/05/2016 14:36

Amigos, por favor, qual o líquido de arrefecimento que a VW adotou no Up? Qual a configuração exata para podermos comprar fora da concessionária?
O líquido do meu Up baixou um pouco (creio ser normal depois de 13000km) e não gostaria de completar só com água.
Vlw, galera!


RE: Líquido de Arrefecimento? - caldas - 02/05/2016 15:08

Lembro de visto algo no manual sobre 40/60 na proporção, ou seja, 40% aditivo e 60 de agua.
Mas não achei quantos Litros o sistema usa. E até onde sei usa-se Etilenoglicol


RE: Líquido de Arrefecimento? - tsilva - 02/05/2016 17:12

Resolvi pesquisar sobre isso...

A Volkswagen usa originalmente o G13, como informa o manual. No site da VW Brasil ainda não consta esse aditivo, só o G12 (sendo que já tem o G12+ e G12++).

Como informa esse PDF, a VW aprovou o G13 com a norma VW TL 774 J. Tendo isso, fica mais fácil achar os aditivos de outros fabricantes que atendam as especificações. Também vi que ele é híbrido (HOAT... nesse site explica.

Pesquisando a norma, só achei no Brasil o Motul Inugel G13 (inclusive já vende diluído). Mas ainda tem o Pentofrost E e o MAINTAIN FRICOFIN V.

Mas você verificou com o sistema quente? O motor quando quente, o sistema de arrefecimento fica sobre pressão e o nível do líquido parece menor... esperer esfriar, abra e veja o nível.

Esse PDF também é legal.


RE: Líquido de Arrefecimento? - girardi - 02/05/2016 21:12

Motul é top. Todo mundo do Clube Subaru usa


RE: Líquido de Arrefecimento? - Leovza - 02/05/2016 21:50

Para completar uma vez ou outra não precisa de aditivo, tem vários litros no sistema, você vai completar 200ml, às vezes nem tanto porém não recomendo água de torneira, use água desmineralizada, a mesma usada em baterias, assim você não suja o sistema com corrosão e partículas diversas, o sistema costuma ficar sempre bem limpo.


RE: Líquido de Arrefecimento? - Nei Dias - 19/07/2016 18:12

Galera, estou procurando aqui em Sampa o Motul Inugel G13, para reposição e não estou achando, alguém sabe de algum lugar que tenha?


RE: Líquido de Arrefecimento? - edsonmassao - 20/07/2016 08:01

(19/07/2016 18:12)Nei Dias Escreveu:  Galera, estou procurando aqui em Sampa o Motul Inugel G13, para reposição e não estou achando, alguém sabe de algum lugar que tenha?

Nei, não sei se posso indicar mas tem dois vendedores com quem já comprei e são de confiança:

Thomás
11 98585 3309 (Whatsapp)
thomas@streetsolutions.com.br | Skype thobimmer

Fabiano
vendas@f1auto.com.br
http://www.revendamotul.com.br

O Thomás é de SP e já fui retirar produtos que comprei ali perto do Instituto Dante Pazzanese. O Fabiano é de Santa Catarina, mas mesmo assim já comprei bastante coisa e ele mandou direitinho via Correios.


RE: Líquido de Arrefecimento? - Nei Dias - 20/07/2016 19:31

Obrigado Edson, por sua gentileza, vou deixar anotado estes contatos. Porém depois de muito pesquisar e ver que o G12++ é miscível com o G13, acabei comprando na RaceKing (ótimo preço) o Pentofrost++ (homologado para o G12++ e equivalente ao original G 012 A8G M1 da VW). Aliás comprei um Militec-1 (69,90), 2 x Perfect Clean Flex (25,90 cada) e o Pentofrost++ (39,90) + frete 17,05=178,65. Quase o valor que a concessionária queria no G13 170,00(absurdo).

Abraços a todos!!!


RE: Líquido de Arrefecimento? - edsonmassao - 21/07/2016 08:12

(20/07/2016 19:31)Nei Dias Escreveu:  Obrigado Edson, por sua gentileza, vou deixar anotado estes contatos. Porém depois de muito pesquisar e ver que o G12++ é miscível com o G13, acabei comprando na RaceKing (ótimo preço) o Pentofrost++ (homologado para o G12++ e equivalente ao original G 012 A8G M1 da VW). Aliás comprei um Militec-1 (69,90), 2 x Perfect Clean Flex (25,90 cada) e o Pentofrost++ (39,90) + frete 17,05=178,65. Quase o valor que a concessionária queria no G13 170,00(absurdo).

Abraços a todos!!!

Boa, Nei! Se puder usar o Pentofrost++ então não tem erro!

Achei bons os preços que você conseguiu, fica como referência para quem estiver procurando estes produtos!


RE: Líquido de Arrefecimento? - WCR CALDAS - 24/07/2016 19:40

Levei o up pra primeira revisão e lá completaram ate o máximo o arrefecimento não sei com o q? Já é a segunda vez q eles fazem isso. Enchem até o máximo e com o tempo o líquido vai baixando.