VW Up Clube do Brasil
Mistura E60 traria melhor economia no UP! - Versão para Impressão

+- VW Up Clube do Brasil (https://www.vwupclube.com.br)
+-- Fórum: Geral (/forum-1.html)
+--- Fórum: Bate Papo (/forum-5.html)
+--- Tópico: Mistura E60 traria melhor economia no UP! (/thread-1796.html)

Páginas: 1 2

Mistura E60 traria melhor economia no UP! - diegorji - 09/02/2016 11:37

Estava estudando um pouco sobre combustível e me deparei com esse Estudo, pelo que eu pude interpretar, levando em consideração a taxa de compressão de 11:5 do UP!, a mistura E60 seria o ponto de equilíbrio entre desempenho e economia.

Observem que a partir da mistura E70, teoricamente, já entraria numa condição limítrofe, tendo uma baixa eficiência ao atingir uma mistura E85.

Nossa gasolina aditivada possui 27% de Etanol, então desta forma para chegar a mistura E60 em 50 litros ( capacidade do tanque ) deveríamos ter uma mistura aproximada de 18 litros de Gasolina ( 4,86L de Etanol anidro ) e 32 litros de Etanol hidratado( 1,6L de água -5%)

No caso de ser a Podium que possui 25% de Etanol a mistura de E60 em 50 litros deveria ser de 20 Litros de gasolina ( 5,4L de Etanol Anidro ) e 30 litros de Etanol (1.5L de água - 5%)

Ao encher o tanque com 50 Litros de Etanol hidratado, também estará admitindo 2,5 Litros de água, ou seja, na verdade abastecemos com 47,5 Litros de Etanol, por isso no cálculo na bomba o correto seria desconsiderar essa porcentagem de água para ter uma ideia mais apurada.

Mesmo o Etanol anidro possui água, em torno de 1%, desta forma se enchermos o tanque com 50 litros de gasolina, nesses 27% Etanol anidro teremos 1% de água ( 500 Ml de água ), bem menos que os 2,5 Litros do Etanol Hidratado.

Pontos que achei interessante:

" O aumento da quantidade de etanol na gasolina, por incrível que pareça e ao contrário do que se pensa, eleva a viscosidade da mistura em 0,006 mm2/s a cada 1% de etanol adicionado."

"Uma vantagem da adição do etanol é a elevação do calor de vaporização da mistura, pois o etanol precisa de mais calor para vaporizar (910 kJ/kg) quando comparado à gasolina (390 kJ/kg)....A menor temperatura de admissão significa também menor temperatura em todos os outros tempos do ciclo. O que é benéfico para o motor, por este trabalhar com uma menor carga térmica e consequente menor desgaste."

Link: http://www.flatout.com.br/27-de-etanol-na-gasolina-quais-os-efeitos-para-os-nossos-motores/

[Imagem: combustiveistabela3-620x442.jpg]

RE: Mistura E60 traria melhor economia no UP! - marcoschneider - 09/02/2016 13:21

Interessante, vou testar o E60 no próximo abastecimento, até hoje sempre abasteci pensando em E85.

RE: Mistura E60 traria melhor economia no UP! - allanbari - 09/02/2016 14:40

cara, nao entendi nada, o que seria esse EXX??

RE: Mistura E60 traria melhor economia no UP! - Carlos Ipatinga - 09/02/2016 16:14

Eu também estou mais perdido que cego em tiroteio, rsrsrs...

Alguém poderia falar a minha língua, rsrsrs...

RE: Mistura E60 traria melhor economia no UP! - marcoschneider - 09/02/2016 17:41

É a porcentagem de Etanol em relação a gasolina. E70 = 70% de Etanol e 30% de gasolina no tanque, por exemplo.

RE: Mistura E60 traria melhor economia no UP! - Paulorbj - 10/02/2016 10:13

Acredito que na prática essa conta seria um pouco diferente, pois o carro entra na reserva com 45 litros, difícil se abastecer 50 litros kkkkk
Mais para se atingir essa proporção é só regrinhas de três....
Achei interessante amigo, vou testar na próxima tanqueada...

Levando em consideração esta mistura E60 se abastecer-mos quando o carro entra na reserva, ou seja 45 litros teria-mos:
Gasolina comum - 16,2 litros
Etanol - 28.8 litros

Correto?

RE: Mistura E60 traria melhor economia no UP! - The Mole - 10/02/2016 10:48

Problema das misturas gasolina + etanol é uma possível diminuição na vida útil dos bicos de injeção; a Bosch numa matéria com a 4 Rodas recomenda usar somente ou gasolina ou etanol.

Aquele carinha do canal do YouTube, o ADG, também já comentou que quanto mais aumenta o teor de etanol na gasolina, mais o carros aparecem na oficina dela pra fazer limpeza de bicos.

No tópico de aditivos já se comentou esse assunto, dêem uma procurada lá.

RE: Mistura E60 traria melhor economia no UP! - maraccini - 10/02/2016 15:08

A própria VW (no site) recomenda o uso de mistura etanol e gasolina para limpeza dos bicos , vale a tentativa !! Já tive bons resultados com mistura ! Paulo rbj precisa considerar o combustivel que está na reserva antes de calcular a quantidade de gasolina e etanol !! .

RE: Mistura E60 traria melhor economia no UP! - Paulorbj - 10/02/2016 18:17

Sim, isso na primeira tanqueada, por exemplo, estava com meio tanque de etanol hoje, coloquei 18L de gasolina e completei com etanol....
até aí tranquilo, pois o tanque todo está na mesma proporção (E60), o problema são os abastecimentos subsequentes, pois dificilmente vc conseguirá colocar 50l, portanto fiz uma regrinha de 3 , se 50l ---18l de gasolina/ 45l----x.... o resultdo que cheguei foram os 16,2l no caso de se completar sempre o tanque ao entrar na reserva ( só cabe 45l) e não contar com a reserva....Não sei se me expressei bem...
Fiz algo errado?
kkkkkk

RE: Mistura E60 traria melhor economia no UP! - diegorji - 10/02/2016 20:37

(10/02/2016 10:13)Paulorbj Escreveu:  Acredito que na prática essa conta seria um pouco diferente, pois o carro entra na reserva com 45 litros, difícil se abastecer 50 litros kkkkk
Mais para se atingir essa proporção é só regrinhas de três....
Achei interessante amigo, vou testar na próxima tanqueada...

Levando em consideração esta mistura E60 se abastecer-mos quando o carro entra na reserva, ou seja 45 litros teria-mos:
Gasolina comum - 16,2 litros
Etanol - 28.8 litros

Correto?

O tanque do UP! não cabe 50 Litros ? Honestamente eu não entendi quando citou a reserva, pois mesmo que abastecesse 45 litros não tem como desprezar a reserva que terá álcool ou gasolina, entrando no cálculo para atingir hipoteticamente a porcentagem recomendada..

No caso da conta desprezando a reserva seriam 43 Litros, pois a reserva pega 7 Litros.

Eu entendi assim. Como vocês entenderam ?