VW Up Clube do Brasil
Deixando pedal de freio mais "confortável" - Versão para Impressão

+- VW Up Clube do Brasil (https://www.vwupclube.com.br)
+-- Fórum: Geral (/forum-1.html)
+--- Fórum: Tutoriais (/forum-4.html)
+--- Tópico: Deixando pedal de freio mais "confortável" (/thread-1356.html)

Páginas: 1 2

Deixando pedal de freio mais "confortável" - HugoSantos - 21/10/2015 21:14

Retirando o meu Up da Css, percebi que o pedal de freio parecia "duro". Entretanto, isso podia ter relação com o "ajuste" dos componentes novos do sistema de freios, especificado no manual (com o uso ficaria mais macio?). Fiquei andando assim uns 4 dias....
Entretanto, meu reservatório de fluido de freio veio cheio demais, muito acima da indicação "MAX" (quase na boca da tampa). Não é a primeira vez que recebo carro zero da VW assim.
Usando uma seringa nova com um tubinho plástico acoplado (desses de aquário), retirei o fluido até que atingisse o nível "MAX".
Para minha surpresa, a partir de então o pedal ficou mais macio. Minha esposa também me relatou isso. Parece que o freio funciona melhor.
Minha humilde hipótese:
Em uma seringa vazia (com apenas ar no interior), aperte o êmbolo: o ar permite uma contração "elástica", retornando à posição inicial quando a força cessa. O mesmo não se dá com líquidos.
Imagino que o sistema de freio seja lacrado, sem saída (escape) para o exterior. Como um êmbolo da seringa.
O que suponho é que a quantidade de ar no reservatório possa servir para amortecer a pressão quando o sistema é solicitado.
Não sei se minha hipótese é válida, mas que o freio ficou melhor com o nível correto, ficou.

RE: Deixando pedal de freio mais "confortável" - Admin - 22/10/2015 12:33

Ótima dica, meus parabéns por compartilhar conosco!

RE: Deixando pedal de freio mais "confortável" - RodrigoTsi - 23/10/2015 10:17

Muito interessante isso.
Vou checar o nível do óleo.

RE: Deixando pedal de freio mais "confortável" - rapharuggiero - 23/10/2015 14:58

Também achei meio freio uma bosta comparado ao do Test Drive. Depois dos 1500 km melhorou. Vou verificar isso ai.

Se existe um nível máximo, eles deveriam respeitar!

RE: Deixando pedal de freio mais "confortável" - Wilson Oliveira - 23/10/2015 18:02

Neste caso tem que ficar espertos pois conforme a pastilha gasta o nível vai baixando e se retirar fluído quando a pastilha gastar vai dar a impressão de que o fluído está baixando rápido. A Volks não gasta a toa, recentemente tive dois carros zero km um fox e um polo que vieram praticamente sem fluído de direção hidráulica e o óleo estava baixo demais. No primeiro(fox) voltei na concessionária e eles completaram, já o polo percebi na retirada. Não minha opinião é melhor não mexer nisso!

RE: Deixando pedal de freio mais "confortável" - Alexandre Bahia - 23/10/2015 23:25

Putz, uma solução caseira mas genial!!

Valeu por compartilhar!!

RE: Deixando pedal de freio mais "confortável" - HugoSantos - 24/10/2015 11:25

(23/10/2015 18:02)Wilson Oliveira Escreveu:  Neste caso tem que ficar espertos pois conforme a pastilha gasta o nível vai baixando e se retirar fluído quando a pastilha gastar vai dar a impressão de que o fluído está baixando rápido. A Volks não gasta a toa, recentemente tive dois carros zero km um fox e um polo que vieram praticamente sem fluído de direção hidráulica e o óleo estava baixo demais. No primeiro(fox) voltei na concessionária e eles completaram, já o polo percebi na retirada. Não minha opinião é melhor não mexer nisso!

Prezado Wilson, pode ser...Mas então eu não entendo como a VW desperdiça dinheiro gastando milhões com o projeto do carro, outros tantos com salário dos engenheiros para calcularem o nível dos fluidos, outros $ para produzir os reservatórios com a marca "MAX"; outros milhares para imprimir o manual indicando o nível correto, e no final, tudo isso é desperdiçado; pois quando o nível vem incorreto, "não tem problema"....
Eu acho é que na fábrica os fluídos vêm a granel, e são preenchidos de acordo com o humor, pressa, preguiça do funcionário (vejo nos jornais que não estão muito estimulados...).
Por exemplo, o nível do óleo motor, que tantos (inclusive eu), perceberam estar muito acima da marca MÁX. No manual avisa: "EM NENHUMA HIPÓTESE O NÍVEL DEVE ULTRAPASSAR A MARCA MÁX. "NÃO LIGAR O MOTOR! RISCO DE DANOS AO MOTOR!"
Enquanto na Css, dizem não haver problema nenhum.
Claro que não há problema. Se quebrar, quem se ferra é o proprietário. Eles até devem ganhar algo da VW para reparar o seu motor na garantia.

RE: Deixando pedal de freio mais "confortável" - Carlos Ipatinga - 24/10/2015 13:22

Vou pesquisar mais antes de postar minha opinião, mas todo cuidado é pouco.

RE: Deixando pedal de freio mais "confortável" - Admin - 24/10/2015 18:36

Os níveis de óleo de qualquer máquina deve sempre ficar dentro do máximo e mínimo, acima ou abaixo sempre causará problemas.

RE: Deixando pedal de freio mais "confortável" - epontin - 25/10/2015 07:36

Galera,
Não quero criar polêmica e nem duvidar da "sensação" de pedal mais macio ou mais duro e muito menos aceitar como certo termos indicação de max e min sendo desrespeitadas.
Em termos de funcionamento do sistema, o reservatório tem um respiro que mantém sua pressão igual à atmosférica em qualquer situação.
Uma vez aplicado o pedal do freio, êmbolos fecham a comunicação do sistema de freio com o reservatório, para manter o sistema estanque e poder aplicar altas pressões na tubulação e consequentemente nas pinças e tambores.
Um reservatório mais cheio ou mais vazio não teria influência, pois o sistema tem um volume máximo definido pelas tubulações, mangueiras e cilindros de roda, por isso deve ser realizada a sangria a cada troca de fluido, para remover todo o ar do sistema.
O reservatório funciona apenas como um vaso de expansão para manter o nível do sistema. Inclusive evitando que seja necessário ficar repondo fluido devido ao desgaste do sistema.
Mais uma consideração, o sistema, quando novo, não está nas melhores condições de uso, as pastilhas não estão devidamente assentadas nos discos, assim como as lonas nos tambores. O sistema precisa de uma certa quilometragem para alcançar o ponto ideal.
De novo, não quero criar polêmica, ou mesmo defender a VW.
Abraços