VW Up Clube do Brasil
Desativar controle de tração no UP! - Versão para Impressão

+- VW Up Clube do Brasil (https://www.vwupclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-6.html)
+--- Fórum: Motor e Elétrica (/forum-7.html)
+--- Tópico: Desativar controle de tração no UP! (/thread-1133.html)

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7

Desativar controle de tração no UP! - blackcat - 29/08/2015 11:16

Bom, não preciso nem explicar o porquê de desativar essa babá inútil no UP, principalmente o TSI. Então vamos focar aqui em descobrir como faze-lo.

Hoje o pessoal tira o sensor da roda, mas ai mata o ABS tb. Acredito que a solução está em coding do modulo.

Se alguém tem um Fox dos novos com o TC e ESP com botão pra desativar, e acesso ao VCDS, ajudaria muito pois aparentemente ambos tem o mesmo módulo de ABS.

Vamos descobrir como fazer!

RE: Desativar controle de tração no UP! - Leovza - 29/08/2015 13:27

Nem o europeu desliga, acho que realmente o caminho é o mesmo do fox highline, tentar instalar um botão para desligar em conjunto com a configuração do carro.
acho que o up! 2017 possa vir a ter controle de estabilidade também pois a Latincap só vai dar 5 estrelas no crash test para carros com controle de estabilidade, a Vw vai atrasar o máximo possível porém creio que ela vá tentar manter o up! Com 5 estrelas, até porque hoje com o controle de tração e de redução ela já aumentaria a pontuação da avaliação de segurança. Mas aí vamos ver como fica o mercado e viabilidade disso é tendo controle de estabilidade provavelmente vem o botão também.

RE: Desativar controle de tração no UP! - blackcat - 29/08/2015 13:42

leo eu suspeito que o ESP esteja "pronto" pelo menos no UP Tsi, pois pelo que eu pesquisei a central eh a mesma, uma TRW EBC460. Também é a mesma do Fox com ESP. Acho que é tudo desativado via coding mesmo.

No canal adaptation do modulo ABS temos:

Engine drag torque control activated
Straight ahead brake stabilization Front and rear axle activated

O primeiro é o tal do MSR ou algo do genero. O segundo eh o XDS. Mas pedem senha pra desabilitar, e não achamos ainda a bendita.

O ESP e o TC devem estar no long coding...

RE: Desativar controle de tração no UP! - Leovza - 29/08/2015 15:24

Sim, o primeiro é aquele sistema que da uma aceleradinha em reduções para evitar aquele tranco que pode provocar a derrapagem, até estranho ser administrado pelo ABS.
O segundo se não me engano é o sensor do eixo traseiro que varia a pressão aplicada no eixo traseiro ou simplesmente o ebd que distribui a força da frenagem.
Porém pelo que pesquisei desse módulo, ele tem variações mas o controle de estabilidade seria básico de todos (assim como o controle de tração, ABS/ebd) o módulo já teria embutido inclusive alguns sensores para esse funcionamento como a frenagem automática pôs acidente que esse módulo tem nas versões mais top porém com o mesmo modelo ebc460.
Acho que com certa certeza que não tem XDS, se não seria divulgado pois esse sistema é show, tenho no jetta e inclusive via vcds da para mudar a intensidade da atuação.
O fox com controle de estabilidade conta com o hill holder também.. Acho pouco provável ser o mesmo de fato, não iam deixar de ativar algo tão significativo.
Mas vale aprofundar no vcds, Tirando aquela área que você ativa/desativa funções ou edita ela, tem algumas configurações com senha que volve revulagens mais sérias, pode estar lá porém nunca aconselhável mexer, ver em fórum gringo se acha algo, vou vendo por aqui também.
Uma coisa que eu mudo em todos os Vw é o confort blinker, 4 piscadas é a medida pra mim, já deixei com 5 mas não gostei.

RE: Desativar controle de tração no UP! - Leovza - 29/08/2015 16:02

O engine drag.. É justamente o controle de tração, confundi as bolas.
Se seu cabo for original ross tech pode contar com o auxílio deles, não é meu caso.rsrs

RE: Desativar controle de tração no UP! - FiveStar - 29/08/2015 17:46

Agora pouco saiu o teste do up! TSi na TopSpeed, lá eles testaram também com o controle de tração desativado...

https://www.youtube.com/watch?v=HvgaVNKfylQ

RE: Desativar controle de tração no UP! - blackcat - 30/08/2015 10:59

Boa leo estamos pesquisando aqui, se alguem tiver um fox com controle de tracao e acesso ao VCDS ajudaria bastante.

O meu é original!

Os caras do TopSpeed devem ter desligado o sensor da roda como todos fazem...

UPDATE: vi o video, eles nao desativaram o controle? o controle pisca normalmente, se tivesse desativado ele ficaria sempre aceso.

RE: Desativar controle de tração no UP! - Leovza - 30/08/2015 11:28

Só fizeram o 0-100 com o carro original, com o ABS desligado só andaram, e o carro ficou naquela cantação de pneu.rs

RE: Desativar controle de tração no UP! - Leovza - 30/08/2015 15:17

Na saveiro a central do ABS é a mesma porém não tenho controle de tração e engine drag torque também está ativo, deve ser as variações...
O segredo deve estar na área que precisa de senha... Se puder mexer algo certamente é lá.

RE: Desativar controle de tração no UP! - FiveStar - 30/08/2015 16:12

(30/08/2015 10:59)blackcat Escreveu:  Boa leo estamos pesquisando aqui, se alguem tiver um fox com controle de tracao e acesso ao VCDS ajudaria bastante.

O meu é original!

Os caras do TopSpeed devem ter desligado o sensor da roda como todos fazem...

UPDATE: vi o video, eles nao desativaram o controle? o controle pisca normalmente, se tivesse desativado ele ficaria sempre aceso.

Aos 12:15 a luz no painel está sempre acesa...

Chega ser perigoso conduzir com o controle desativado, se tivese um colocaria pneus 195 pelo menos.