Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Turbo timer, motor tsi
19/01/2016, 20:24
Resposta: #11
RE: Turbo timer, motor tsi
Tinha a saveiro cross que tem o eco confort, se ficasse com o carro esquentando pela manhã já aparecia a mensagem de não ficar com o carro parado e ligado, essa mensagem só aparecia nesta situação.
Melhor prática da 1ª partida é entrar no carro, vira a chave, espera apagar as luzes do painel, ligar ele é aí você vai colocar o cinto, colocar o telefone no console e etc, esses segundos já bastam, só não sair correndo também, sai tranquilo, não tem procedimento melhor e você também tem a máxima economia, o Up! Aquece muito rápido.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
30/07/2016, 13:44
Resposta: #12
RE: Turbo timer, motor tsi
As únicas coisas que faço é esperar as luzes do painel apagarem, as vezes ele falha quando eu n espero. Outra coisa é esperar o arrefecimento chegar a 90 graus ante de ser feliz. Na hora que chego no destino final, tiro o cinto, desligo o farol, ar condicionado, da uns 10/15 seg nisso e desligo.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
01/08/2016, 09:05 (Resposta editada pela última vez em: 01/08/2016 09:06 por edney.)
Resposta: #13
RE: Turbo timer, motor tsi
O turbo timer serve para turbinas de mancais, onde o próprio óleo faz a "vedação" da turbina e a sustentação do eixo no mancal.

Isso é bem comum em carros adaptados com turbo, onde a turbina normalmente é genérica.

Quando desligava o motor, a turbina continuava girando, porem a bomba de óleo do motor não manda mais pressão, então o eixo da turbina "sentava" em cima do mancal e fica girando até perder força, causando desgaste do mancal.

O UP! TSI já possui refrigeração de turbina e intercooler, turbina moderna e projeto correto para a função, se não me engano nem é com mancal a turbina, é com rolamento, e não precisa nada dessas paradas de ligar e esperar, esperar para desligar.

Alias, a muito tempo carro novo original algum precisa dessas artimanhas.

Voce ve audi, golf, jetta, tiguan, punto esperando para desligar? Acha que uma fabrica ia lançar algo assim, que precise esperar para desligar?

O manual fala algo sobre deixar o carro ligado, ou esperar para ligar? NÃO

Vou perder minha garantia se fizer isso? Também NÃO.

A escolha é de cada um, mas carro é feito para dar a partida e sair andando, chegar ao seu destino e desligar, esqueçam essas lendas de esperar algo. A injeção eletrônica e o modulo do chassi fazem tudo para voce. Sua única preocupação deve ser só a responsabilidade de dirigir no transito.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
01/08/2016, 10:36
Resposta: #14
RE: Turbo timer, motor tsi
Se você ligar o carro frio e sair correndo certamente vai sentir o motor mais fraco pois os gases do escape ainda estão frios e não conseguem empurrar o rotor da turbina da mesma forma que quente porém isso é errado de se fazer em qualquer carro, primeiro deve deixar o motor esquentar um pouco a fim de preservar a vida útil.

Em relação a desligar, ele tem a bomba d'Água elétrica, o óleo acaba circulando um pouco por conta da diferença de temperatura porém em carro turbo você não deve por exemplo chegar correndo e desligar logo em seguida, digamos; você está em uma estrada em alta velocidade, para no posto e desliga, deve deixar alguns segundos para refrescar o eixo da turbina, até os modelos com start stop por exemplo não desligam o motor sozinho quando o motor está em alta temperatura, porém naturalmente uma situação desta costumamos reduzir a velocidade mais lentamente, entrar no posto, achar a bomba... E aí já dá o tempo de baixar a temperatura das coisas..
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
03/08/2016, 13:40
Resposta: #15
RE: Turbo timer, motor tsi
Tópico interessante, eu tenho costume de quando venho trabalhar preciso pegar um retorno e com uma reta de 1km após pegar o retorno eu entro no estacionamento da empresa paro o carro e já desligo, só que nesse retorno sempre fica uma filinha de carros, então eu saio dele cortando geral pela esquerda (acabo esticando o carro) pra em seguida entrar no estacionamento e parar...

Essa não é uma boa prática então né?
Citar esta mensagem em uma resposta
03/08/2016, 14:42
Resposta: #16
RE: Turbo timer, motor tsi
Complementando, informação que encontrei na página 99:


Para ligar:
Não deixar o motor aquecer com o veículo
parado. Colocar o veículo em movimento
imediatamente quando houver boa visibilidade
através dos vidros, com cuidado para não forçar o
motor enquanto estiver frio. Desta forma, o motor
atinge sua temperatura de trabalho mais rapidamente
e gera menos emissões.

Para desligar:
Se o veículo for conduzido com alta demanda do
motor, ele poderá se superaquecer após a parada.
Para evitar danos ao motor, deixá-lo funcionando
na posição neutra por aproximadamente 2
minutos antes de desligá-lo.
Citar esta mensagem em uma resposta
10/08/2016, 09:28
Resposta: #17
RE: Turbo timer, motor tsi
Antes de chegar em casa tem uma reta q quase sempre uso pra esticar a terceira bem. E na maioria das vezes ao chegar em casa vou logo desligando o motor. Vou tentar criar o habito de deixar o motor ligado pelo menos por um minuto. Já que acho que essa alta demanda seja o uso bem pesado em uma pista ou numa estrada em cima da faixa vermelha do rpm. Mais não custa nada deixar o bicho esfriar de vez em quando mesmo.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
10/08/2016, 09:55
Resposta: #18
RE: Turbo timer, motor tsi
(03/08/2016 14:42)igorviana Escreveu:  Complementando, informação que encontrei na página 99:


Para ligar:
Não deixar o motor aquecer com o veículo
parado. Colocar o veículo em movimento
imediatamente quando houver boa visibilidade
através dos vidros, com cuidado para não forçar o
motor enquanto estiver frio. Desta forma, o motor
atinge sua temperatura de trabalho mais rapidamente
e gera menos emissões.

Para desligar:
Se o veículo for conduzido com alta demanda do
motor, ele poderá se superaquecer após a parada.
Para evitar danos ao motor, deixá-lo funcionando
na posição neutra por aproximadamente 2
minutos antes de desligá-lo.

Parabens pela informação, confesso que procurei no manual e não encontrei isso, mas é assim mesmo, procurando se acha, hehehe
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
07/11/2019, 18:36 (Resposta editada pela última vez em: 07/11/2019 18:39 por tiagogebrim.)
Resposta: #19
RE: Turbo timer, motor tsi
Boa noite, pessoal.


Trazendo um ponto de vista complementar sobre tempo mínimo para usar o carro após ligar e tempo para desligar o motor, recomendo este trecho da palestra com consultor da própria BorgWarner: https://youtu.be/gqvfjp0AwQw?t=2641


Basicamente, ele sugere um tempo de marcha lenta entre 5 e 10 segundos ao ligar, para a lubrificação ser eficiente no eixo do turbocompressor, e da mesma forma aguardar este período em marcha lenta antes de desligar, para baixar a rotação dos rotores ao mínimo.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Militec-1 no motor Massa 114 218.394 04/06/2026 09:32
Última Resposta: FrankJScott
  How to Get Rare Cars Like the Nissan Safari Turbo in Forza Horizon 6 lOGaNKInG708 0 116 26/05/2026 03:05
Última Resposta: lOGaNKInG708
  Melhorias no arrefecimento do motor no VW Up Take 2015 mad_professor 2 1.849 04/03/2025 20:38
Última Resposta: helinhok
  Baixa do líquido de arrefecimento do motor sem vazamento Rodrigo Bohrer 1 1.266 18/02/2025 15:41
Última Resposta: vitorabujamra
  Problemas no motor do UP TSI Waldez Amorim 27 53.210 25/09/2024 19:35
Última Resposta: Participantenovo
  Motor falhando Hélder Brito 11 22.799 25/09/2024 19:33
Última Resposta: Participantenovo
  Motor morrendo sem causa aparente CARLOS FREITAS 19 30.252 25/09/2024 19:29
Última Resposta: Participantenovo
  Luz de injeção e problemas no motor Tatiane 10 20.517 22/09/2024 10:16
Última Resposta: Participantenovo
  Motor Aquece (120°) quando Liga o Ar-Condicionado Pjota Tomé 14 22.232 04/02/2024 14:50
Última Resposta: Marcelo Freitas
  Aquecimento Motor - CP BORDO EXTERNO CMP1969 4 7.865 13/11/2023 07:40
Última Resposta: rafaeldemelomourao

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes