![]() |
|
Troca de pneus e aros - Versão para Impressão +- VW Up Clube do Brasil (https://www.vwupclube.com.br) +-- Fórum: Geral (/forum-1.html) +--- Fórum: Tutoriais (/forum-4.html) +--- Tópico: Troca de pneus e aros (/thread-930.html) |
Troca de pneus e aros - Samy Sa - 09/01/2015 22:29 Achei interessante colocar um tutorial sobre os significados das palavras recorrentes quando se fala sobre rodas e pneus, principalmente para os novatos no ramo, como eu. TALA É a largura da roda. Essa medida está convencionada em polegadas. Normalmente vem junto com a medida do diametro da roda. Por exemplo: caso você encontre nas medições da roda a seguinte informação: 15x6", o primeiro valor é do diâmetro da roda e o segundo valor é a largura da roda em polegadas. OFFSET (ET) É a diferença entre a metade da largura da roda e a superfície de apoio da roda no veículo. As medições de OFFSET estão convencionadas em milímetros. As rodas podem ter: - Offset positivo: a diferença é maior que zero. A superfície de apoio é mais interna à roda. Na prática, significa que quanto maior for o offset, mais para "dentro" ficará a roda. - Offset negativo: a diferença é menor que zero. A superfície de apoio da roda é mais externa. Significa que quanto menor for o offset, mais para "fora" ficará roda. Obs.1: É aconselhável que as duas medidas acima sejam levadas em consideração, para evitar futuros problemas, como pneus raspando no para-lamas. Obs.2: Caso você queira colocar aros maiores que 15", mesmo seguindo as medidas acima, talvez seja necessário realizar modificações nos paralamas, como rebatê-los ou alargá-los. AROS - Aro 13: Pneus recomendados na medida 165/70. - Aro 14: Para quem quer colocar aro 14, é aconselhável colocar pneus 185/60. - Aro 15: As medidas recomendadas são 195/50 ou 195/45. - Aro 16: A maioria das rodas de aro 16 tem tala 7" e off-set menor ou igual a 40mm, o que pode necessitar que os paralamas sejam rebatidos ou alargados. Além disso, é aconselhável que sejam utilizados pneus com a medidas 195/45. - Aro 17: A maioria das rodas de aro 17 têm tala 7" ou maior. Além disso, é necessário prestar bastante atenção no offset das rodas. O mais aconselhável é que o offset seja maior que 40mm, porém poucas são as marcas que têm essa medida. A medida de pneu mais indicada é a 205/40. Mesmo seguindo todas essas medidas, talvez seja necessário rebater ou alargar os para-lamas. Sempre que for aumentar: 1.Verifique se o perímetro total do pneu é o mesmo ou está em torno de 2% para mais ou para menos do original. 2.Verifique sempre o espaço no para-lama para certificar-se que o novo pneu caiba e não toque nas peças de suspensão. 3.Verifique sempre a capacidade de carga do novo pneu. Se a escolha não permite capacidade de carga adequada, terá que mudar para um de 10 mm mais largo para poder alcançar a capacidade de carga desejada. A variação permitida no perímetro, segundo normas internacionais, é de +/- 2% para carros e +/- 4% para picapes. O importante é tentar manter o perímetro mais próximo do tamanho original! PCD É o diâmetro de um círculo imaginário que passa pelo centro de cada um dos furos de fixação da roda. Essas especificações são determinadas pelos fabricantes dos veículos, em função do projeto desenvolvido por sua engenharia. Dependendo da procedência do veículos, a medida do diâmetro de furação pode ser expressa em milímetros ou polegadas. Por exemplo: Um PCD 5 furos x 4 3/4, corresponde a 5 furos de 120,65 mm. As rodas do Fiat Palio tem 4 furos x 98 mm de diâmetro; do Corsa e Celta, 4 furos x 100mm; do Ford Ka, 4 furos x 108 mm. PARAFUSOS O parafuso correto é aquele de aço, de boa qualidade, cromados ou não, adequado ao alojamento especificado na roda (cônico ou esférico) e que na prática, assegure seis ou sete voltas do parafuso, no respectivo furo. Atenção! Se a roda do estepe for de aço estampado, deixe junto do estepe os parafusos originais, mais curtos, necessários à afixação no veículo, de modo que ao substituir a roda de liga leve pelo estepe de aço estampado, não prejudique a fixação do estepe ou os componentes do freio do veículo. ANEL CENTRALIZADOR A maioria dos veículos (automóveis de passeio) tem um encaixe de cubo, que assegura a centralização da roda. O diâmetro desse encaixe varia de fabricante para fabricante e, muitas vezes de modelo para modelo de veículo. Apesar dessa variação ser muito pequena, milímetro ou décimos de milímetro, ao se instalar uma roda, cujo cubo não encaixa perfeitamente, há grandes chances de não se conseguir um bom balanceamento do conjunto roda/pneu. Por exemplo: As furações de um Celta (GM) e de um Gol (VW) são coincidentes (4 x 100mm), porém os encaixes dos cubos são diferentes. O do Celta tem 56,6mm e o do Gol, 57,1mm. Dessa forma, uma roda específica para o Celta não serviria num Gol, enquanto uma roda de Gol poderia ser instalada num Celta, mas o balanceamento do conjunto estaria prejudicado por uma pequena folga de 0,5mm. Os anéis centralizadores permitem a utilização de um mesmo modelo de roda, em vários modelos e marcas de veículos, cujo PCD (nº de furos e diâmetro) sejam exatamente iguais. Fontes: http://www.tuningnaveia.hypersite.com.br/Pneus.htm pedrosmr.blogspot.com/2007/09/rodas-saiba-mais.html http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=35191 RE: Troca de pneus e aros - Admin - 10/01/2015 06:49 Muito bom, parabéns por ajudar o pessoal! RE: Troca de pneus e aros - deskill - 15/01/2015 11:31 Muito legal, estava faltando um post assim sobre aro e pneu, informações centralizadas.
RE: Troca de pneus e aros - Samy Sa - 15/01/2015 17:05 (15/01/2015 11:31)deskill Escreveu: Muito legal, estava faltando um post assim sobre aro e pneu, informações centralizadas.Pesquisando sobre o assunto pensei que seria bom ter aqui essas informações nesse clube que já gosto demais. Valeu pelo comentário. RE: Troca de pneus e aros - ls1la - 11/09/2015 22:51 E quanto às marcas e modelos de pneus verdes pra colocar no lugar dos duraplus que vemno move up!. Quais vcs recomendam e que não cantam como os duraplus e que não aumente o consumo de combustível? RE: Troca de pneus e aros - RodrigoTsi - 12/09/2015 08:11 Ótimo post! Só uma correção. Aro 14 tem que ser pneus 175/70 ou 185/65. Aro 15 tem que ser pneu nas medidas 185/60 ou 195/55. Tb é possível usar 205/50. |